Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

AIESEC in Aveiro | Online Q&A LCVP 2016/2017 (3ª ronda) - Paula Pires

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros membros,

Neste fórum decorre o Q&A online para candidatos a LCVP 16/17, de acordo com o estipulado no compêndio da AIESEC em Aveiro.

Este tópico faz parte da candidata Paula Pires.

O fórum será aberto de 15 de fevereiro (pelas 10:00h) até 17 de fevereiro (término pelas 10:00h). Todos os membros podem colocar um máximo de 2 questões, enviando-as por e-mail para pag@aveiro.aiesec.pt, sendo que, posteriormente, serão colocadas no fórum. Os candidatos devem enviar as suas respostas também para pag@aveiro.aiesec.pt.

Todas as questões enviadas até dia 17 de fevereiro às 10:00h serão aceites. Os candidatos têm 48h para responder, após publicação feita no fórum.

Apenas quem colocar questões no fórum online, poderá fazer questões na Assembleia Geral.

Com os melhores cumprimentos,
Salomé Ramalho

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Beatriz Seabra [Dia 15 de fevereiro às 15h28 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Porque dizes que oGIP é uma força na tua análise SWOT?


Resposta [16 de Fevereiro às 03h27]:

Depois de entrar em contacto com outros LC’s apercebi-me que grande parte deles opta por ter um total de quatro VP’s nas áreas de Exchange, havendo uma separação entre GCDP e GIP. Esta estratégia permitiu com que houvesse um crescimento exponencial em cada uma das áreas. Contudo, olhando para o comité de Aveiro e tendo em conta a sua situação atual, considero pouco provável haver oportunidade para fazer esta mudança. Assim, depois de analisar os números que têm vindo a ser alcançados em OGX, verifiquei que, salvo raras exceções, há uma tendência para melhores resultados em oGIP e, por isso, acredito que é, sem dúvida, uma força deste comité mas, para que isso se verifique, acredito que é necessário a existência de um VP unicamente dedicado a esta área. Estes números devem-se essencialmente ao facto de, na Universidade de Aveiro, existirem muitos estudantes que normalmente estão interessados em realizar um estágio profissional, principalmente no DETI (Departamento Eletrónica Telecomunicações e Informática), DEGEIT (Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), ISCAA (Instituto Superior de Contabilidade e Administração, DLC (Departamento de Línguas e Culturas) e DEP (Departamento de Educação e Psicologia). É claro que oGCDP também tem um enorme potencial, mas, para que as duas áreas tenham bons resultados, considero que é importante haver um VP dedicado a cada uma delas. O mesmo se aplica a ICX, mas neste caso, acredito que a força é GCDP e não GIP.



2 - Quais são os 2 key learning points da tua segunda área de preferência?

Resposta [16 de Fevereiro às 03h27]:

As coisas mais importantes que aprendi com os mandatos anteriores é que, em OGX, é essencial haver uma resposta rápida e eficaz antes e após o match do EP de maneira a mantê-lo informado e esclarecido acerca de qualquer questão que possa surgir. Para além disso, é fulcral que haja membros que saibam realmente vender o projeto e sejam criativos e inovadores.



Última edição por PAG Aveiro em Ter Fev 16, 2016 11:38 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Augusto Souto [Dia 15 de fevereiro às 21h16 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Na tua análise SWOT à @AV 15/16 indicas a desmotivação dos membros como uma fraqueza do escritório. Qual é, na tua opinião, a génese desta desmotivação e como pretendes colmatar esta fraqueza no caso de seres eleita LCVP para o mandato 16/17?


Resposta [16 de Fevereiro às 03h27]:

Na minha opinião a desmotivação dos membros está principalmente relacionada com o facto de considerarem que o seu trabalho não é útil nem essencial para a organização. Para além disso, penso que o contributo que dão à AIESEC não é devidamente valorizado, o que acaba por fazer com que exista uma desmotivação no seu trabalho. Para colmatar esta fraqueza penso que deveríamos: apostar num reward recognition em cada LC Meeting; dia de sharing realizado por um alumni ou VP; renovação de TL’s se for garantida uma boa transição; promover reuniões entre membros e LCP.


2 - Na tua experiência como OCP do MIP, tiveste a oportunidade de vivenciar de perto a articulação do MC Portugal para implementação do projecto. Por favor, apresenta uma análise crítica do papel do MC 15/16 na condução da edição passada do MIP, indicando pelo menos 2 pontos fortes e fracos da gestão nacional do projecto.

Resposta [16 de Fevereiro às 03h27]:

Inicialmente o MC foi, sem dúvida, uma peça essencial para a minha motivação e formação enquanto OCP do projeto. Estou certa que, se não tivéssemos tido o suporte do NST, nunca teríamos conseguido implementar o projeto da mesma maneira. Um dos pontos fracos foi o facto do MC ter alterado essa equipa de suporte o que, na minha opinião, impossibilitou a continuação do acompanhamento que tinha sido realizado até então. Depois destas mudanças repentinas a comunicação entre o MC e o LC passou a ser muito deficiente o que acabou por prejudicar os EP’s durante os training days. Para além disso, houve alterações no calendário que nos foram comunicadas muito em cima da hora.



Última edição por PAG Aveiro em Ter Fev 16, 2016 11:40 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Raquel Lopes [Dia 15 de fevereiro às 23h32 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Define um plano de educação para as 3 áreas estratégicas (FIN, MKT e RH), desde a entrada dos novos membros na RIMT até ao recrutamento seguinte, tendo em conta que estas áreas devem ser focadas para suportarem as áreas de exchange.


Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Partindo do pressuposto que na RIMT os membros têm as formações necessárias para conhecerem a organização e perceberem os métodos de trabalho, acredito que é essencial haver um plano de educação em cada área que englobe os seguintes pontos:
Marketing:
- Formação customer flow;
- Como comunicar e vender os programas aos estudantes e stakeholders;
- Gestão de media;
- Como promover show cases;
- Como estabelecer relações na universidade e fazer parcerias;
- E-mail marketing;
Finanças:
- Formação auditoria;
- Formação gestão orçamental (análises de risco, meses de reserva);
- Saber as políticas de reembolso;
- Vendas parcerias e patrocínios;
- Formação de como Finanças trabalha com Exchange;
Recursos Humanos:
- Formação team minimus;
- Formação coaching;
- Formação Lead;


2 - Tendo em conta a tua primeira opção, faz uma análise crítica da evolução que a tua área de preferência tem tido nos últimos 3 mandatos na AIESEC em Aveiro, referindo 4 BCPs e 4 aspetos a melhorar que poderão servir de base para implementares no teu mandato.

Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Ao longo dos 3 últimos mandatos tem-se verificado um crescimento em exchanges na área de ICX. Penso que, acima de tudo, tem havido uma aposta por parte dos VP’s em saber motivar, orientar e educar a equipa. Quanto aos aspetos que podem vir a ser melhorados: deveria haver uma melhor comunicação entre o LC e o MC; envolver toda a equipa no estabelecimento de objetivos; comunicar à equipa problemas da área e do LC; envolver mais o back office com o front office; apostar acima de tudo na qualidade e não na quantidade; ter objetivos concretos e realistas; valorizar o trabalho dos membros; deve ser feito um estudo de mercado para saber até que ponto vale a pena voltar a implementar os mesmos projetos.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:24 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Guilherme Costa [Dia 16 de fevereiro às 20h10 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Falaste na tua candidatura que uma das fraquezas de OGX é a promoção que é fraca. Se fores eleita VP OGX, como pretendes que seja a sinergia com Marketing para que toda a promoção seja feita da melhor forma possível sem pesar para nenhuma das duas áreas?


Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

A promoção de OGX é feita pelo facebook (principal canal de comunicação) e através de promoção física como bancas e salas de aula. Na minha opinião estas estratégias apesar de trazerem alguns resultados, não são inovadoras. OGX e Marketing deveriam estar constantemente em comunicação e tentar encontrar a melhor maneira de conseguir chamar a atenção dos estudantes de uma maneira mais original, mas que não ponha em causa a sustentabilidade do comité.


2 - Como membro da EB e primeiro corpo de liderança da Geração 2020, como pretendes assegurar que todas as experiências proporcionadas no teu mandato, seja na tua área ou não, para membros ou para EPs/Estagiários de ICX, sejam verdadeiramente experiências de liderança?

Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Tendo em conta a situação atual do LC, para assegurar que, durante o meu mandato, haja verdadeiras experiências de liderança penso que, acima de tudo, devemos apostar na qualidade e não na quantidade das experiências. Para tal devemos assegurar que há uma melhor comunicação entre o LC e o MC; um envolvimento de toda a equipa no estabelecimento de objetivos; uma comunicação constante entre as equipas e o LC; comunicar problemas aos membros e tentar que eles ajudem o comité a encontrar soluções; envolver mais o back office com o front office.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:26 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Daniela Fonseca [Dia 16 de fevereiro às 20h13 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - De que forma vês os Customer Flows a potenciar o crescimento da AIESEC em Aveiro? Apresenta as tuas estratégias para implementar de forma sólida e eficaz os customer flows.


Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Neste momento, no novo Customer Flow, OGX não faz RAs + MAs + REs, isso permite que o processo de recrutamento de OGX seja mais prático, menos burocrático e realizado online. Para além disso, parte do ensino e do conhecimento que era passado nas antigas OPS, agora será feito após o MA, o que faz com que não haja um desperdício de tempo a educar pessoas que nunca serão efetivamente trainees. Assim, como o processo é mais direto e menos burocrático pode ajudar a aumentar os RA-MA-REs de OGX.



2 - Explica como desenvolveste a tua liderança durante o tempo enquanto OCP do M!P e como pretendes liderar uma equipa e motivá-la a performar e cumprir o seu planeamento.

Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Ser OCP do MIP está a ter uma experiência muito marcante a todos os níveis e sinto que está a ser uma peça essencial para o desenvolvimento das minhas capacidades de liderança. Penso que este crescimento se deve principalmente ao facto de surgirem, diariamente, novos desafios que fazem com que tenhamos de encontrar uma solução rápida e credível; é claro que ultrapassar estes desafios torna-se muito mais fácil quando temos uma equipa sempre pronta a ajudar e a participar com ideias, tal como se verifica agora durante o MIP. Algumas coisas que penso serem essenciais para ter uma equipa motivada e empenhada são: valorizar o trabalho que cada membro desenvolve; envolver a equipa nas decisões; ter objetivos concretos e realistas fazendo com que os membros sintam confiança e acreditem verdadeiramente no que estão a fazer; promover momentos de convívio e diversão; comunicação constante; acreditar no projeto e no seu potencial.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:27 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Sara Silva [Dia 17 de fevereiro às 01h52 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Na tua candidatura apresentaste o estado financeiro como uma força no LC. Explica-me se realmente é uma força ou não e porquê.


Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Na minha candidatura apresentei o estado financeiro do LC como uma força porque, quando procurei informação sobre o assunto, fui informada que a esse nível o LC de Aveiro possuía uma posição confortável.


2 - Que medidas sugeres para melhorar a conversão open to approved em OGX?

Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Dar um melhor acompanhamento aos EP’s; realizar uma melhor distribuição de tarefas; definir deadlines para os EPM’s.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:29 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Salomé Ramalho [Dia 17 de fevereiro às 02h33 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Indicas que uma fraqueza da AIESEC em Aveiro é a desmotivação dos membros. Qual consideras que seja(m) o(s) motivo(s) e, indicando um plano de ação concreto, como o(s) solucionar?


Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Na minha opinião a desmotivação dos membros deve-se sobretudo porque eles não sentem que o seu trabalho é essencial para a organização, não conseguem perceber que sem o seu contributo não seria possível fazer exchanges. Para colmatar isto penso que deveríamos apostar em: reward recognition em cada LC Meeting; promover atividades de diversão com todos os membros; relembrar a importância do trabalho de cada membro para o LC; promover sessões de sharing com alumnis; fazer uma gestão de expectativas; renovação de TL’s se conseguirmos garantir uma transição rápida e eficaz.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:29 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Soraia Ferreira [Dia 17 de fevereiro às 11h34 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Quais os BCP que  tens visto no VP de ICX que achas que deves continuar a aplicar se fores eleita?


Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Penso que, acima de tudo, tem havido uma aposta por parte da VP em saber motivar, orientar e educar a equipa. Se for eleita vou tentar continuar com o trabalho desenvolvido pela VP uma vez que acredito muito que o seu apoio foi essencial para uma boa implementação do projeto.


2 - Qual é para ti o perfil ideal para cada um dos TL's das diferentes áreas? Apresenta 2 características que aches cruciais existirem em cada um deles.

Resposta [17 de Fevereiro às 22h27]:

Finanças: capacidades de vendas; gestão de tempo;
Marketing: inovação; criatividade;
Recursos Humanos: inteligência emocional; comunicação eficaz;
ICX: flexível; solution-oriented;
OGX: persistência; comprometido com os objetivos.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum