Perguntas André Gomes [Dia 10 de janeiro às 23h54 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]
1 – Considerando que as tuas áreas funcionais de preferência são OGX e ICX, gostava que contactasses no mínimo, com pelo menos 1 dos 3 LCs seguintes.
Em seguimento desse contacto peço que me apresentes e comentes a implementação de 1 estratégia de OGX e 1 estratégia de ICX, de cada LC, no LC de Aveiro, contribuindo para um aumento de resultados de Exchange em Aveiro.
(Em baixo deixo-te o nome dos LCs assim como alguns contactos para te facilitar o processo de pesquisa de informação)
- LC 2: AIESEC in 6th of October – LC com apenas 4 anos de existência, que atualmente é dos melhores LCs do Egito e de todo o norte de Africa, com cerca de 200 Exchange em OGCDP por ano
Youssef Moamen – LCP 16-17, VP IGCDP 15-16
WhatsUp: +20 111 134 0902
Facebook - https://www.facebook.com/youssef.moamen.9?fref=ts
Resposta [12 de janeiro às 23h42]:LC1 - Entrei em contacto com o Carlos Nieto, mas este não se encontrava diponível para falar, e até agora não consegui entrar em contacto novamente.
LC2 – O Youssef Moamen forneceu-me os contactos do VP de oGCDP Khalid Gamal e do VP de iGCDP Zyad White.
Khalid Gamal comentou que o principal objectivo é fazer com que toda a equipa acredite nos valores da AIESEC e da importância do trabalho de cada elemento, só aí é que poderemos chegar a objectivos estabelecidos. Devem-se estabelecer mínimos que temos de atingir para cada equipa. A equipa tem de ser obrigatoriamente unida e deve haver uma grande proximidade entre o VP e os TLs. Por último deve haver um sistema de recompensa pelo trabalho realizado, todos os pequenos sucessos devem ser celebrados e o responsável que conseguiu fazer algo com sucesso deve receber ter uma recompensa para que os membros estejam sempre motivados.
Considero que tudo o que foi referido aplica-se não só a OGX mas a todas as equipas e deve ser implementado obrigatoriamente no nosso LC, sei que muitas das coisas já são feitas mas poderíamos fazer muito mais.
Zyad White comentou o facto da estrutura funcional do LC altera-se todos os anos, pois é necessária uma adaptação ao mundo à nossa volta para atingirmos o sucesso, temos estar sempre disponíveis para a mudança. Antes a organização do iGCDP baseava-se nos produtos que eles tinham, ou seja havia um TL por produto. Neste momento passaram a ter equipas pelas várias fases do custumer flow (Raise Team, Matching Team, Realization Team). Existem vários projectos independentes, todos os TLs são Project Managers, ou seja têm um projecto pelo qual são responsável ao longo de todo o processo, isto é melhor porque dá ao Project Manager a oportunidade de estar ficado apenas num projecto e ser bom naquilo que faz.
Também existe uma equipa que está completamente dedicada à garantir a qualidade da estadia do EP (The Quality Assurance Team). Esta equipa é responsável por garantir que o EP tem boocklet, o visto e toda a documentação necessária, vão buscá-lo ao aeroporto, fornecem-lhe um apartamento, vão sair à noite com ele, se houver algum problema eles ajudar a resolvê-lo, garantindo que ele passa pelo Inner and Outer Journey.
São muito dependentes das parcerias com um LC específico, acolhendo o EP em conjunto, estabelecendo as responsabilidades de cada LC garantindo que o EP passa por todas as fases. Por fim tem de haver um momento em que o EP possa ser reflectir a cerca do que é que ele quer fazer no seu futuro, qual é o seu propósito, colocando os seus planos de vida em papel, para que ele possa regressar ao seu país e ter os objectivos de vida bem definidos e com sorte para que ele passe a fazer parte do LC de onde veio. Por isso no geral deve-se garantir a qualidade ao máximo ao EP como se ele fosso o único que se tem.
Na minha opinião não vejo necessidade por enquanto em ter uma equipa por cada fase do processo (Raise Team, Matching Team, Realization Team), pois não temos EPs suficientes que justifiquem isso. Em relação aos TLs em Aveiro existe um sistema semelhante já que em iGCDP existem os OPCs (que equivalem aos Project Managers), porém em iGIP continuamos a ter um TL pois tendo em conta as prcerias e os EPs não há necessidade de alterar isso. The Quality Assurance Team é uma excelente ideia para aplicar no nosso LC, alterando um pouco o sistema que temos de buddies, já que estes acompanhariam o EP a partir do Match. Também poderíamos criar um dia de reflexão tal como é feito no LC 6th of October.
LC3 – Tentei entrar em contaco com Ondra Skopec, Katerina Patakova e com João Ameixa via Facebook, porém até agora não obtive resposta por parte de qualquer um deles.
2 – Dado que tu és uma IXP (integrated experience, intercâmbio + membro), explica qual é a importância de ter membros com este background no LC, e apresenta uma estratégia para que 50% dos membros do LC sejam IXP no LC de Aveiro. Resposta [12 de janeiro às 23h42]:O facto de ter tido a experiência de intrecâmbio a priori permite com que um membro tenha o LDM mais desenvolvido do que os que não tiveram oportunidade de experienciar o Xchange. Logo os IXPs têm uma maior abertura para o que acontece no mundo, para ser um agente de mudança, têm uma maior consciencia dos seus defeitos e qualidades, e dos valores em que acreditam. Através do estágio estes aprenderam a ter uma voz ativa na sociedade, e têm em atenção a importância desse direito, considero também que torna as pessoas mais flexíveis perante os desafios e faz com que saibam gerir melhor os conflitos.
Tudo isto, à partida, faz com que sejam melhores líderes do que os membros que não fizeram um estágio. Por outro lado os IXP percebem melhor da o quão importante é a existência da AIESEC no mundo e que vale a pena investirmos o nosso trabalho dando o nosso melhor por esta organização. Não esquecendo que os IXP poderão compreender melhor os EPs, acompanhado-os e ajudando-os de forma a corresponder ao máximo às necessidades dos mesmos já que eles mesmos passaram pelo o que os EPs actuais estão a passar.
Para que o nosso LC 50% dos membros sejam IXP acho crucial passar a mensagem que acima descrevi, tal deve ser feito ainda na RITM durante as sessões, não apenas descrevendo as experiências mas também explicando o quão importante é fazer um estágio pela AIESEC sendo membro da AIESEC. Cada LCVP deve incentivar os membros das respectivas equipas durante as reuniões a procurar um estágio para eles próprios. Em colaboração com RH poderia haver uma formação em que seriam apresentados vários casos de EPs que estiveram num estágio, poderíamos tentar convencê-los a vir efectivamente contar a sua experiência na tal formação.