Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

AIESEC in Aveiro | Online Q&A LCVP 2016/2017 (3ª ronda) - Eva Fontes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros membros,

Neste fórum decorre o Q&A online para candidatos a LCVP 16/17, de acordo com o estipulado no compêndio da AIESEC em Aveiro.

Este tópico faz parte da candidata Eva Fontes.

O fórum será aberto de 15 de fevereiro (pelas 10:00h) até 17 de fevereiro (término pelas 10:00h). Todos os membros podem colocar um máximo de 2 questões, enviando-as por e-mail para pag@aveiro.aiesec.pt, sendo que, posteriormente, serão colocadas no fórum. Os candidatos devem enviar as suas respostas também para pag@aveiro.aiesec.pt.

Todas as questões enviadas até dia 17 de fevereiro às 10:00h serão aceites. Os candidatos têm 48h para responder, após publicação feita no fórum.

Apenas quem colocar questões no fórum online, poderá fazer questões na Assembleia Geral.

Com os melhores cumprimentos,
Salomé Ramalho

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Beatriz Seabra [Dia 15 de fevereiro às 15h31 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Indica uma ideia inovadora para promover a AIESEC em Aveiro às empresas.


Resposta [17 de Fevereiro às 12h30]:

Penso que seria interessante fazer um Business Model Canvas para a organização de modo a sermos capazes de apresentar a AIESEC de uma forma mais clara, concisa e rápida que pudesse tornar-se mais interessante para a empresa que está a ouvir. É também uma ótima ferramenta para entender melhor o modelo da organização e o que tem de ser melhorado.
Seria bom se ICX trabalhasse em conjunto com a equipa de Marketing na preparação da promoção às empresas, visto que não deixa de ser Marketing, é apenas B2B.

2 -  Quais são os 2 key learning points da tua segunda área de preferência?

Resposta [17 de Fevereiro às 12h30]:

Os dois key learning points de Recursos Humanos são a implementação de Team Minimums e a produtividade dos membros.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:38 am, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Augusto Souto [Dia 15 de fevereiro às 21h18 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Lista, por favor, o rácio Subscription-Raise dos recrutamentos (oGIP, oGCP e TMP) acontecidos entre Setembro de 2015 e Fevereiro de 2016 na @AV, indicando quais serão as metas deste rácio para o teu mandato de LVCP de Marketing, no caso de seres eleita.


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Esta resposta será dada baseada nos dados que me foram concedidos pela EB da AIESEC. Para o mandato 15.16 os rácios foram os seguintes:

Global Citizen: 83 inscrições; 7 RAs
Global Talent: 83 inscrições; 8 RAs

Para o novo mandato o foco seria passar para um rácio de 100/50 em Global Citizen e 100/20 para Global Talent, através de uma comunicação mais clara e direta para o público alvo.


2 - Dadas as atividades da área de Marketing da @AV em 15/16, assim como a maturidade de exchange do nosso LC, na tua opinião para o mandato 16/17 seria mais adequado manter a área ou implementar uma área de Comunicação? Justifica, indicando as diferenças conceituais entre as duas áreas.

Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

A comunicação é uma das áreas do Marketing (que é constituído por outras secções desde a pesquisa, ao planeamento e à implementação). Visto que a comunicação é um dos focos essenciais para atrair potenciais estagiários, penso que seria de algum interesse criar uma pequena equipa responsável, mas ainda assim dentro do departamento de Marketing. É necessária uma forte partilha entre estes dois setores, portanto, na minha opinião, funcionam melhor complementando-se no mesmo departamento.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 1:39 am, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Raquel Lopes [Dia 15 de fevereiro às 23h33 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Define um plano de educação para as 3 áreas estratégicas (FIN, MKT e RH), desde a entrada dos novos membros na RIMT até ao recrutamento seguinte, tendo em conta que estas áreas devem ser focadas para suportarem as áreas de exchange.


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Finanças:

  • RIMT - Alocação à respetiva área/equipa e primeira formação


  • Primeira semana - Encontro com ex-responsáveis pelo cargo alocado (caso possível) de modo a ensinarem em primeira mão como proceder


  • Segunda semana - Análise da situação financeira do LC e o que tem de ser melhorado


  • Terceira semana - Definição de um orçamento para o mandato


  • Seguintes - Preparação da declaração de receitas e pagamentos, uma declaração de dívidas e compromissos e um mapa dos ativos imobilizados para entrega ao comité nacional (mensalmente) ; Publicação online de todos os documentos do mandato (regularmente)



Marketing:

  • RIMT - Alocação à respetiva área/equipa e primeira formação


  • Primeira semana - Encontro com ex-responsáveis pelo cargo alocado (caso possível) de modo a ensinarem em primeira mão como proceder


  • Segunda semana - Estudo de mercado a fatores internos e externos à organização


  • Terceira semana - Análise de resultados e criação de conteúdos


  • Seguintes - Reforço na comunicação para estágios de voluntariado ; Reuniões com núcleos de modo a estabelecer parcerias ; Publicação online de todos os documentos do mandato (regularmente)


Recursos Humanos:

  • RIMT - Alocação à respetiva área/equipa e primeira formação


  • Primeira semana - Encontro com ex-responsáveis pelo cargo alocado (caso possível) de modo a ensinarem em primeira mão como proceder


  • Segunda semana - Estabelecimento dos Team Minimums


  • Terceira semana - Organização de jogos de Team Building para o LC


  • Seguintes - Tratar da preparação cultural de estagiários que vão partir e reintegração dos que estão de regresso (sempre que necessário) ; Organizar atividades em que estejam incluídos Alumni ; Publicação online de todos os documentos do mandato (regularmente)



2 - Tendo em conta a tua primeira opção, faz uma análise crítica da evolução que a tua área de preferência tem tido nos últimos 3 mandatos na AIESEC em Aveiro, referindo 4 BCPs e 4 aspetos a melhorar que poderão servir de base para implementares no teu mandato.

Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

A área do Marketing tem tido melhores resultados nos últimos mandatos, que se traduzem num maior número de EPs. 4 BCPs são a newsletter, que considero de grande interesse; o esforço para motivar a equipa; a integração das outras equipas na comunicação do LC (não cabe só ao Marketing); e a regularidade das publicações online.. 4 aspetos a melhorar são a motivação dentro da equipa, a relação com os restantes membros do LC, o conteúdo das publicações online e a formação dos membros (em termos de programas de computador e outras hard skills)



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 2:52 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Guilherme Costa [Dia 16 de fevereiro às 20h07 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Caso eleita VP Marketing 16.17, serás a primeira VP Marketing da Geração 2020. Gostava que me explicasses os drivers da AIESEC 2020, e como pensas em adaptar isto nas tuas estratégias para a AIESEC em Aveiro estar alinhada com o propósito desta nova geração?


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

O principal driver da AIESEC 2020 é o engaging e desenvolvimento de todos os jovens no mundo. Adaptando as estratégias a isso, deveríamos focar-nos em recrutar o maior número possível de membros e EPs, mas focando mais fortemente na qualidade do que na quantidade. Deste modo, teremos um bom número de membros e EPs, mas com a certeza de que teriam a motivação necessária para se desenvolver em concordância com o lema da AIESEC 2020.



2 - Como membro da EB e primeiro corpo de liderança da Geração 2020, como pretendes assegurar que todas as experiências proporcionadas no teu mandato, seja na tua área ou não, para membros ou para EPs/Estagiários de ICX, sejam verdadeiramente experiências de liderança?

Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

É necessário assegurar que todos os membros e EPs verdadeiramente compreendam a essência da AIESEC 2020 e apoiá-los mais do que nunca durante todo o processo de modo a que tenham a melhor experiência de liderança possível. É também importante assegurar que as empresas/organizações que receberão os estagiários estão cientes do que é a AIESEC 2020 e guiam a JD do EP em função do seu desenvolvimento nestes termos



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 2:54 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Daniela Fonseca [Dia 16 de fevereiro às 20h15 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - De que forma vês os Customer Flows a potenciar o crescimento da AIESEC em Aveiro? Apresenta as tuas estratégias para implementar de forma sólida e eficaz os customer flows.


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

É importante analisar as áreas em que os estudantes passam com mais frequência e em que alturas do dia (tanto no campus como online), de modo a reforçar a comunicação nessas alturas, com a finalidade de chegar a um maior número de pessoas e ter melhores resultados



2 - Explica a tua visão para Marketing e os 3 focos e MoS principais que pretendes atingir durante o mandato.

Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

O Marketing no LC de Aveiro precisa de ser capaz de motivar tanto os seus membros, como os dos restantes departamentos. Cada membro da organização é uma salesperson para os estágios e para a organização. A tarefa de espalhar a palavra da AIESEC (tanto online como offline) cabe a cada membro, pois o boca-a-boca é das ferramentas mais poderosas. Daí pretender que os principais focos sejam: a motivação e formação dos membros dentro da organização; atingir o maior número de gostos no facebook e partilhas e gostos das publicações; e conseguir maior número de EPs que no ano anterior.
De modo a medir o sucesso pretendo usar KPIs como Net Promoter Score (com os membros e EPs que já participaram em estágio), número de visitas à página, o reach, número de gostos, cliques, etc.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 2:56 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Sara Silva [Dia 17 de fevereiro às 01h50 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Todos os anos se tenta fazer parcerias com núcleos sem sucesso de afirmar a parceria ou mesmo que esta ocorra não obtemos resultados concretos. Apresenta-me uma proposta de valor win-win e explica-me como garantes que esta se converterá em resultados para a organização.


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Seria interessante organizar formações/conferências dentro das áreas de maior saída de estágios em parceria com os núcleos dos respetivos cursos. Deste modo, podem ser encontrados patrocínios em conjunto e ambos os lados ficam a ganhar, pois o núcleo recebe visibilidade e dá formação aos seus estudantes (que será um dos seus objetivos) e a AIESEC dá a conhecer os seus melhores estágios mais próximo do público-alvo.



2 - Para a tua área de preferência apresenta-me 2 BCP's de um ou mais LC's de Portugal que possas ter em conta para melhorar a área no teu mandato.

Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Alguns LC’s (por exemplo na FEP) fazem publicações com bastante frequência (pelo menos uma vez por dia), mantendo o público informado e interessado. O ISCTE partilha publicações com teor engraçado, não só as repetitivas mensagens do “inscreve-te já!”, o que se torna mais interessante para o público.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 2:57 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Salomé Ramalho [Dia 17 de fevereiro às 02h35 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Indicas que uma ameaça da AIESEC em Aveiro é a desmotivação dos membros após a RIMT. Qual consideras que seja(m) o(s) motivo(s) e, indicando um plano de ação concreto, como o(s) solucionar?


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Muitos membros descobrem na RIMT que não ficaram alocados na área à qual se tinham candidatado e perdem motivação. Isto deve-se à falta de noção do que podem aprender e desenvolver nessa área, que até será relevante na área deles no futuro. Penso que umas das formas de assegurar que a motivação se mantém é reforçar a formação e a frequência de reuniões de equipa (1 vez por semana no mínimo) e abrir a possibilidade de se assistir a reuniões de outras equipas, de modo a que os membros possam, pelo menos, saber o que se passa na sua área de eleição e até contribuir com algumas ideias.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 18, 2016 2:58 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Soraia Ferreira [Dia 17 de fevereiro às 11h35 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Quais os BCP que  tens visto no VP de Marketing que achas que deves continuar a aplicar se fores eleita?


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Gosto da regularidade das publicações online e o esforço para motivar não só a equipa mas também o resto do LC a espalhar a palavra da AIESEC. Gostei muito também da newsletter, acho que é muito importante manter


2 - Qual é para ti o perfil ideal para cada um dos TL's das diferentes áreas? Apresenta 2 características que aches cruciais existirem em cada um deles.


Resposta [17 de Fevereiro às 20h37]:

Há duas características que eu considero essenciais a um Team Leader, independentemente da área. São elas a capacidade de comunicação, tanto com a sua equipa como externamente, e a capacidade de motivação da sua equipa, pois só assim é possível atingir resultados

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum