Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eleições LCVP AIESEC em Aveiro 17/18- Catia Mota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros membros,

Neste fórum decorre o Q&A online para candidatos a LCVP 17/18, de acordo com o estipulado no compêndio da AIESEC em Aveiro.

Este tópico faz parte da candidata Cátia Mota

O fórum será aberto de 27 de Novembro (pelas 10:00h) até 29 de Novembro (término pelas 10:00h). Todos os membros podem colocar um máximo de 2 questões, enviando-as por e-mail para pag@aveiro.aiesec.pt, sendo que, posteriormente, serão colocadas no fórum. Os candidatos devem enviar as suas respostas também para pag@aveiro.aiesec.pt.

Os candidatos têm 48h para responder, após publicação feita no fórum.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas André Gomes [Dia 28 de novembro às 14h49 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Imagina que estás no último dia do teu mandato, olhas para trás e reflectes, qual é o legado que deixas-te à AIESEC Aveiro?



Resposta [30 de novembro às 03h51]:

Imaginando que pertencia à EB e estava no último dia do meu mandato, queria olhar para trás e ver uma equipa unida, motivada e empenhada em alcançar os seus objetivos. No meu ponto de vista, a motivação dos membros é fundamental para atingir bons resultados e por isso, conseguindo ter uma equipa motivada estou certa de que iremos chegar ao nosso objetivo.  Com isto, acredito que teria dado o meu melhor durante o mandato, para no final deixar a área numa situação confortável e com resultados positivos.



2 - Estás no mês de Abril e Maio e tens apenas esses 2 meses para assegurar 20 exchanges em OGV (para serem realizados no summer peak), ou o comité é fechado. 
Desenvolve um plano de comunicação para o programa OGV da AIESEC Aveiro, considera os seguintes fatores:


  • Conteúdo que o plano de comunicação deverá conter: Mensagem | STP (Segmentação, target e posicionamento) | Canais de comunicação | Atividades | Objetivos da comunicação (KPIs)



  • Recursos que tens disponíveis: Tens 3 membros, que estão a passar por fase de alguns testes e 30 €


Resposta [30 de novembro às 03h51]:

Plano de Comunicação

Mensagem: consciencializar para as causas socias e desenvolvimento pessoal.

STP: O programa de GV apresenta um leque de oferta variado e por isso, leva a que seja mais complicado definir público-alvo. No entanto eu apostava na parte da educação, devido à grande oferta de oportunidades no portal e a uma recente procura por parte dos alunos da licenciatura de LRE em estágios de GV nesta mesma área. Não deixaria de dar atenção a outras áreas, apenas focava mais nesta pois acredito que seria onde obteria melhores resultados.

Canais de comunicação: facebook (fazer publicações específicas de oportunidades e tentar que fossem partilhadas nos grupos do curso); Email: enviar um email, esteticamente cativante, com uma ou duas oportunidades escolhidas para as secretárias dos departamentos (DLC e Educação);

Atividades: bancas nos departamentos essenciais e pontos movimentados (educação; DLC; Catacumbas; Complexo); sessões de esclarecimento (entraria em contacto com núcleos de modo a publicitar o evento; assim como enviar emails para as secretarias); apresentações em aulas.

KPIs: alcançar o número máximo possível de pessoas; conseguir o pretendido em exchanges;

 

Nota: Devido ao número limitado de membros e com uma disponibilidade condicionada, optaria por pedir o apoio de alguns membros externos à equipa, nomeadamente à equipa de MKT, tentando sempre ter no mínimo uma pessoa de OGX presente. A nível de recursos monetários seriam necessários para a impressão de flyers, no entanto tentaria recorrer a algum apoio de parcerias com um centro de cópias, para minimizar os custos.



Última edição por PAG Aveiro em Qua Nov 30, 2016 10:05 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Diogo Carvalheira [Dia 29 de novembro às 22h13 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Na tua application referes que uma das ameaças é "o atraso no processo após o apply". Que action steps propões para evitar que tal aconteça?



Resposta [30 de novembro às 03h51]:
Para evitar que isto aconteça podemos tentar ao máximo publicitar junto dos nossos Eps oportunidades dos países parceiros, visto que o processo se torna mais rápido; outra forma será criar uma boa relação com LCs doutros países, visto que assim é mais fácil e rápido contactá-los e desta forma avançar com o processo.



2 - Na tua opinião, o que acreditas que podes acrescentar à direção caso sejas eleito?


Resposta [30 de novembro às 03h51]:

No caso de me tornar VP da minha 1ª preferência poderia contribuir com a experiência que adquiri nestes últimos meses. No entanto, em qualquer uma das áreas caso seja eleita acredito que posso dar à direção acima de tudo dedicação e motivação para alcançar os nossos objetivos.



Última edição por PAG Aveiro em Qua Nov 30, 2016 10:06 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Eva Plag [Dia 29 de novembro às 22h32 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Quais números planearias para Outgoing Exchange para o próximo Summer Peak (dividido em áreas (oGV, oGT BA, oGT IT, etc) e como planeias atingi-los? Especifica pelo menos 3 estratégias.


Resposta [1 de dezembro às 03h28]:

OGV- 15 exchanges
Estratégias: apostar na promoção de oportunidades específicas, por exemplo de duas em duas semanas enviar um email para as secretarias dos departamentos chave para que fossem transmitidos aos alunos;
-  realizar o open day (começar a promoção com antecedência; tentar que os núcleos partilhem o evento no facebook);
-  educar os membros para que seja feito um apoio contínuo aos Eps.
- Divulgar oportunidades da Europa, uma vez que os estágios como não são remunerados, muitas vezes o custo dos voos é um entrave para alguns Eps e assim conseguiram voos mais baratos.
 

OGT -4                    BA-2 / IT- 1 / Teaching – 1 /MKT 0
 

Estratégias: Apostar na divulgação das oportunidades dos países parceiros;
-  criar uma parceria com os núcleos do ISCA; LRE; gestão; economia; DETI para divulgação dos nossos estágios.
- Apostar num produto foco, neste momento considero que teaching e BA tem mais procura no campus do que os restantes produtos. 


2 - Identifica as 3 primeiras entidades com as quais criarias parceria para sustentabilidade financeira e como as abordarias.

Qualquer dúvida não hesites em contactar-me.



Resposta [1 de dezembro às 03h28]:


AsFormação – sendo um centro de formações, seria positivo estar ligado a organizações de estudantes, não só pela divulgação na universidade; mas também por possíveis participações em eventos.
Centro de cópias: vídeo norte, neste caso poderíamos abordar a hipótese de haver um desconto em impressões e algum apoio monetário, em contrapartida de serem os nossos únicos fornecedores neste serviço, assim como a divulgação da entidade.
Yazaki -  neste caso optaria por esta empresa, uma vez que já existiu um contacto positivo anteriormente, assim poderíamos aproveitar esta ligação para estabelecer uma parceria em contrapartida de publicidade e presença em alguns eventos.
Quanto à abordagem começava por me apresentar como um membro da AIESEC, explicar o propósito da nossa organização e referir o nº de países que estamos presentes. Depois disto explicava o que fazemos, aproveitando para referir algumas das vantagens que tem esta parceria, como a presença num ambiente universitário, possível participação em eventos (por exemplo: presença de uma banca de divulgação ou no caso da Yazaki e a AsFormação possível envolvimento em eventos); reconhecimento como parceiro local da AIESEC em Aveiro e por isso a presença do logótipo no nosso material de comunicação e/ou nos emails. Para além de que ao apoiar-nos acaba por indiretamente estar a apoiar projetos socais, através dos nossos estágios de voluntariado.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 3:59 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Sara Silva [Dia 29 de novembro às 22h43 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Cria uma timeline para o teu mandato onde incluas entidades que pretendes contactar para parcerias financeiras/ logísticas ao longo do ano (explica a abordagem que pretendes fazer para as parcerias), e eventos que possam ajudar na sustentabilidade financeira do LC (explica quais e de que forma poderão ajudar).


Resposta [1 de dezembro às 03h28]:

A nível de parcerias financeiras/ logísticas no início do mandato começaria por fazer uma análise à lista de empresas que temos para conseguir perceber juntamente com os restantes membros quais aquelas que fariam mais sentido avançar primeiro. No entanto, nos primeiros meses tentaria abordar um centro de cópias (apoio em termos de descontos em impressões de flyres por exemplo) e tentaria também obter uma parceria com a AsFormação, orientada mais no apoio monetário. Outra empresa que acho interessante contactar é a Yazaki, visto que, como já teve uma experiência com a organização a nível local, poderíamos tentar abordar uma possível parceria financeira em contrapartida de participação em eventos e divulgação da mesma. Considero também que seria bom termos uma parceria com uma pastelaria (doce Aveiro por exemplo), esta parceria seria mais direcionada para apoio em coffe breaks de eventos e até mesmo para o LW.
Quanto a possíveis eventos que possam ajudar na sustentabilidade financeira do LC, penso que seria interessante a realização de um evento parecido com o LT, devido ao sucesso que este evento tem alcançado. Assim, seria bom tentarmos realizar um em pequena escala, ou seja poderia ser uma junção de workshops de desenvolvimento de competências (por exemplo: de liderança, gestão de tempo; comunicação) e de um pequeno concurso com a resolução de um caso de estudo com a presença de alguma empresa local. Outra opção será realizar conferências com nomes conhecidos, no entanto estas seriam abertas a toda a comunidade e não só aos estudantes (daí ser realizada a um fim de semana ou uma sexta à noite), para a participação na mesmas poderíamos “cobrar” um valor baixo, mas que se conseguíssemos alcançar alguma aderência já seria positivo.
Por fim, a realização de uma global village, mas tentar que estivessem presentes Eps que já vivenciaram experiências e se possível alguns Eps de iGV


2 - Relativamente a OGX, refere me 3 BCP's dos últimos 3 mandatos da AIESEC em Aveiro e 3 BCP's de outros LC's em Portugal que queiras aplicar caso sejas eleita VP de OGX.

Resposta [1 de dezembro às 03h28]:

3 BCP’s  DA AIESEC em Aveiro – global village; e-mails a promover oportunidades específicas; promover oportunidades em núcleos
3 BCP’s de outros LCs:
 - Promover sessões de promoção dos estágios na altura em que não há muitos exames, conseguindo uma maior aderência (NOVA)
-  Maior sinergia entre MKT e OGX , no sentido de fazerem um calendário de promoção juntos, preparação e definição dos locais para realizar bancas  (NEFE);
- Definir público alvo (mediante a procura) e focar mais nesse produto.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 4:00 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Paula Pires [Dia 29 de novembro às 23h14 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Faz uma análise crítica do teu percurso na AIESEC até agora, indicando 3 boas práticas e 3 key learning points.


Resposta [1 de dezembro às 03h28]:

O meu percurso na AIESEC até agora foi positivo: comecei como membro de OGX, sendo agora TL de oGT e estive envolvida na equipa do recrutamento e do Leadership Tournament.
Posso considerar como boas práticas o empenho que demonstrei no trabalho realizado, a comunicação/relação com as equipas e a capacidade de organização.
Como KLP’s posso considerar a necessidade para uma melhor gestão de tempo; estabelecer prioridades e a capacidade de interagir com pessoas desconhecidas (nomeadamente nas bancas). 



2 - Faz uma análise crítica dos 3 últimos anos da tua área de preferência realçando os seguintes pontos: achievements, non-achievements e key learning points.

Resposta [1 de dezembro às 03h28]:

2014/2015
Achievements: Nº de exchanges em GT; promoção através de email; facebook; Vendas de oGT
Non – achievements – relação entre a equipa;
KLP’s: importância dos CV, não vale muito a pena promover GT com quem está interessado em áreas que não as dos nossos produtos, uma vez que não teremos ofertas.



2015/2016
Achievements:  palestras em conjunto com os núcleos, onde apresentavam os estágios.
Non-achievements: desmotivação de alguns membros; resultados em termos de nº de exchanges.
KLP’S: importância da gestão de equipas; relação com os membros (sem ser no ambiente profissional)
 

2016/2017
Achievements: global village; apresentações nas turmas
Non-achievements: desmotivação de alguns membros (mais na 1º parte do mandato); nº exchanges
KLP’s: importância de estabelecer objetivos individuais com os membros; importância da gestão de expectativas dos membros; 



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 4:02 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Daniela Fonseca [Dia 29 de novembro às 23h23 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Analisa OGX: porque achas que Aveiro tem tantas dificuldades em aumentar os números de OGX e que medidas propões para um crescimento radical desses números?


Resposta [1 de dezembro às 03h28]:


Aveiro, principalmente nos últimos mandatos tem vindo a apresentar dificuldades em aumentar os números de exchanges em OGX. Na minha opinião, este problema já vem de algum tempo atrás sendo, a desmotivação dos membros das equipas de OGX, uma das razões que considero que limita este crescimento, levando a que o trabalho não apresente os melhores resultados. Desta forma, considero necessário para ultrapassar isto, definir objetivos individuais a curto prazo (por exemplo: numa semana dois Eps de cada um dos membros tem que fazer apply). Este tipo de ação faria com que os membros estivessem mais alinhados quanto ao objetivo que têm que alcançar e não pensar apenas focados num resultado geral para o final do mandato. Também considero muito importante que logo após o LW exista uma gestão das expectativas dos novos membros, uma vez após o LW vêm todos com expectativas elevadas que nem sempre correspondem à realidade, levando a uma desmotivação por falta dos resultados esperados.
Outro aspeto que considero que poderá ser um entrave ao nosso crescimento é o facto de sinergia entre as equipas, nomeadamente MKT e OGX não estar a ser feita da melhor forma. Para que seja alcançada esta sinergia penso que seria muito bom que estas duas equipas tivessem pelo menos uma reunião mensal para trocarem algumas impressões, assim como definir e preparar a promoção em conjunto (para que tentassem em conjunto inovar a promoção das bancas).
Outro aspeto que considero que nos prejudicou, mas mais relacionado com este mandato, foi não estarmos alinhados com a timeline nacional, sendo que a nossa fase de vendas começou mais tarde que o previsto, o que acaba por interferir no restante processo. 


2 - Como pretendes garantir a integração plena e a manutenção da motivação dos membros durante todo o período de trabalho? 


Resposta [1 de dezembro às 03h28]:

Para garantir a motivação dos membros durante todo o período de trabalho é necessário que eles sintam a importância do seu trabalho e o impacto que este pode causar. Para além de que considero que os membros devem ser recompensados quando estão empenhados em desenvolver um bom trabalho, o que tem sido alcançado com o novo sistema de avaliação.
A nível da integração é necessário que os membros se sintam envolvidos na organização e no seu propósito. Também considero muito importante que se realizem atividades externas ao trabalho, como por exemplo jantares ou LC days, para que todos os membros tenham contacto com os restantes membros sem ser do seu departamento e para que o LC se mantenha unido.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum