Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eleições LCVP AIESEC em Aveiro 17/18- André lemos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros membros,

Neste fórum decorre o Q&A online para candidatos a LCVP 17/18, de acordo com o estipulado no compêndio da AIESEC em Aveiro.

Este tópico faz parte do candidato André Lemos

O fórum será aberto de 27 de Novembro (pelas 10:00h) até 29 de Novembro (término pelas 10:00h). Todos os membros podem colocar um máximo de 2 questões, enviando-as por e-mail para pag@aveiro.aiesec.pt, sendo que, posteriormente, serão colocadas no fórum. Os candidatos devem enviar as suas respostas também para pag@aveiro.aiesec.pt.

Os candidatos têm 48h para responder, após publicação feita no fórum.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas André Gomes [Dia 28 de novembro às 14h52 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1-  Imagina que estás no último dia do teu mandato, olhas para trás e reflectes, qual é o legado que deixaste à AIESEC Aveiro?


Resposta [29 de novembro às 00h57]:
Se tivesse a oportunidade de um dia pertencer à EB e se essa experiência estivesse no fim, gostaria de ver uma organização em que os membros se conhecessem bem entre si, que vissem o seu trabalho reconhecido e que estivessem perfeitamente conciliados com o propósito da nossa organização. O mais importante para mim dentro da organização, é a interatividade entre os membros e a sua familiaridade com os valores da AIESEC. Tendo isto sólido, estavam reunidas as condições para as equipas atingirem as metas propostas e divulgarem ainda mais o nosso propósito.
Independentemente da área exercida, acho que teria as condições necessárias para atingir esses objetivos. Ainda assim se a minha área fosse recursos humanos, o meu papel perante a funcionamento da organização seria mais importante, ou seja, se os membros vissem o seu trabalho reconhecido e trabalhassem bem em conjunto, significaria que o meu trabalho estava a ter um impacto direto na organização.


2 - Considerando a matriz BCG e o posicionamento de cada um dos programas de exchange da AIESEC Aveiro na matriz BCG, explica quais os programas que o LC se deve focar e porquê?

Resposta [29 de novembro às 00h57]:



Estrela: IGV
Ponto de Interrogação: OGT e OGV
Vaca:
Cão: OGE

Perante os resultados obtidos da matriz BCG, chego à conclusão que o produto mais forte que temos de Exchange é IGV, e que ainda assim tem bastante margem de crescimento. A área de ICX nos últimos anos tem apresentado bons resultados no nosso comité, sendo uma área de referência a nível nacional. Sendo assim, faz muito sentido continuar a apostar neste produto, como forma de garantir o reconhecimento do nosso comité a nível local e perante os restantes comités.

Os produtos de OGX (OGT e OGV) são produtos que neste momento, merecem aposta por parte do LC, embora por vezes tenham alguns resultados que não correspondem ás espectativas. Dentro destes produtos, seria mais sensato OGX apostar com maior foco em OGT, pois corresponde a um produto mais procurado pelos estudantes e que vai mais de encontro ao nosso público-alvo. Entre os dois produtos, OGT pode ter mais hipóteses de atingir níveis mais elevados, embora não seja de descartar OGV.

OGE aparece aqui como “cão”, porque corresponde a um produto que não tem relevância no nosso LC e que é difícil de prever o seu crescimento. É sem dúvida um produto que não deve ser um foco neste momento, apenas uma melhoria significativa dos restantes produtos poderia tornar OGE como um produto com maior foco.



Última edição por PAG Aveiro em Ter Nov 29, 2016 10:52 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Diogo Carvalheira [Dia 29 de novembro às 22h16 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Na tua análise SWOT consideras que uma das ameaças é "a falta de reconhecimento da AIESEC por parte de várias entidades locais". Quais seriam os teus planos de ações para inverter tal situação?



Resposta [1 de dezembro às 03h34]:


Para colmatar essa dificuldade, seria necessário arranjar mecanismos para chegar a nossa mensagem ás várias entidades locais em que podemos tirar proveito. Para tal, deveríamos apostar no contacto direto com as empresas, com o objetivo de realizar parcerias financeiras ou de logística. Apostar no produto IGV, pois este programa permite ao nosso comité entrar em contacto com escolas da nossa zona, e se possível, criar o produto IGT para aumentar o contacto com as empresas. Fomentar a realização de eventos na universidade em colaboração com outras entidades, para aumentar a relação com as mesmas. 




2 - Na tua opinião, o que acreditas que podes acrescentar à direção caso sejas eleito?


Resposta [1 de dezembro às 03h34]:
Com base na experiência que tenho dentro da AIESEC, penso que durante este período desenvolvi muito a minha personalidade, aprendi a lidar melhor com as outras pessoas, a cumprir deadlines, a respeitar a opinião dos outros, a gerir tempo e a ser mais responsável. Isto são tudo características indispensáveis para o trabalho em grupo e tenho o objetivo de colocar isso em prática no meu trabalho na EB. Em suma, penso que estas características serão determinantes para eu contribuir para um melhor espírito de grupo, com vista no cumprimento dos objetivos propostos e no melhor funcionamento do comité.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 4:09 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Eva Plag [Dia 29 de novembro às 22h29 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Cria por favor um rascunho do Ciclo de Educação para cada área.



Resposta [1 de dezembro às 03h34]:

Começando pela área de OGX, seria necessário fomentar a aprendizagem na criação de bancas, formas de promoção de produtos, na comunicação e na adquirição de conhecimentos dos próprios produtos.
Para a área de marketing, seria indispensável a aposta na formação dos membros nas Hard-skills de marketing, mais propriamente nos programas de design e edições de vídeo e de imagem. Isto é algo que tem faltado nos últimos tempos aos membros de marketing e é indispensável para a promoção da AIESEC e das nossas experiências.
Para a área de ICX, seria necessário apostar na educação dos membros na comunicação e apostar também no desenvolvimento do inglês, como forma de estarem preparados para a receção dos EP’s que vêm dos outros países.
Para finanças, seria necessário apostar em conhecimentos básicos de contabilidade e em formas de garantir a formação dos membros na comunicação formal com as entidades.
Por último, recursos humanos deveria ter uma formação voltada para a relação interpessoal e na obtenção de conhecimentos sobre as diferentes formas de avaliação que terão à disposição para avaliar os membros do comité.
A forma de garantir a educação dos membros iria ser variada consoante a área e o período da ação, ainda assim a aposta de recursos humanos seria a criação de workshops internos com pessoas especialistas nas áreas em questão e no seguimento das ferramentas de formação educacional cedidas por parte do comité nacional. 



2 - Identifica as 3 primeiras entidades com as quais criarias parceria para sustentabilidade financeira e como as abordarias.

Qualquer dúvida não hesites em contactar-me.



Resposta [1 de dezembro às 03h34]:

A primeira entidade que abordaria, era sem dúvida a YAZAKI Saltano, porque já tive contacto com essa empresa na organização do LT, com a criação de uma parceria para participação no evento. Senti que a empresa ficou muito satisfeita com a parceria e gostou muito da AIESEC, era uma questão de abordar a empresa com o objetivo de garantir o contacto dessa entidade com os jovens estudantes, a troco de liquidez financeira.
A segunda entidade seria a Fusion Cowork. É uma entidade que também fez uma parceria com a AIESEC para a participação no LT, desta vez na edição do ano passado. Esta empresa também é um destaque porque costuma ser uma presença assídua em eventos organizados na nossa universidade e o nosso objetivo seria também, garantir o contacto com os jovens estudantes, a troco de liquidez financeira.
A terceira entidade seria a Jerónimo Martins, visto que essa empresa tem desenvolvido várias parcerias com o comité nacional. Para a abordagem à Jerónimo Martins teríamos a nosso favor o facto de o nosso comité, num passado recente, ter tido um contacto com a empresa e também teríamos uma ajuda por parte do comité nacional.
As três entidades enunciados são atraentes, porque já tiveram contato com a nossa organização, ficando com uma boa imagem da mesma e têm possibilidade de fechar parcerias de elevado valor monetário.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 4:10 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Sara Silva [Dia 29 de novembro às 22h41 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Caso sejas eleito VP de RH, refere-me 3 estratégias (com respectivos action steps e  KPI's ) que enquanto área de RH irão contribuir para o LC a obter melhores resultados em Exchange e explica porquê.



Resposta [1 de dezembro às 03h34]:
Primeira estratégia seria a realização de eventos para fomentar a relação entre os membros das equipas que promovem os produtos de Exchange, para tal iriam ser criados vários convívios informais com cada equipa, especialmente jantares, e na criação de team day’s que consistia na realização de um dia onde cada equipa iria desenvolver várias dinâmicas, como forma de os membros conhecerem-se mais entre si, perceberam com funcionam enquanto equipa e perceberem também os principais problemas da equipa.
A segunda estratégia seria a criação de vários workshops internos com os temas mais importantes para as equipas em questão, que deveria abordar temas como o promoção de produtos, a comunicação ou mesmo sobre os produtos de Exchange que temos atualmente no comité.
A terceira estratégia seria a fomentação de uma sinergia entre marketing e ICX ou OGX, com o objetivo de planearem melhor a promoção dos produtos de Exchange, para tal acontecer seria necessário criar encontros entre as duas equipas com o objetivo de fazerem um planeamento conjunto da promoção dos produtos, de forma a ser conciliável com o trabalho de cada área e determinarem novas formas de promoção.
Estas estratégias deveriam ser implementadas por ordem, sendo fundamental no início da implementação das estratégias criar o foco nos membros das equipas em questão e só depois desenvolver os workshops e a sinergia. 

2 - Informa-te junto de outros LC's  e apresenta 3 BCP's para sustentabilidade financeira que aches que Aveiro pode aplicar.

Resposta [1 de dezembro às 03h34]:
Não foi possível a recolha desses BCP’s a tempo de responder a esta pergunta.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 4:12 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Paula Pires [Dia 29 de novembro às 23h13 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Faz uma análise crítica do teu percurso na AIESEC até agora, indicando 3 boas práticas e 3 key learning points.



Resposta [1 de dezembro às 03h34]:

Até ao momento dentro da AIESEC, exerci a função de membro de marketing, OCP do Leadership Tournament e Team-Leader de Recursos Humanos. Qualquer uma das funções permitiu-me crescer e desenvolver novas ideias, sendo que a experiência como OCP foi a mais marcante.
Depois deste percurso que percorri dentro da AIESEC, sinto que o que fiz melhor foi a colaboração que tive com outras áreas na realização de bancas de promoção, mesmo que isso não tivesse a ver com o trabalho que estava a realizar na AIESEC (recrutamento e produtos de OGX), na criação de parcerias financeiras para o LT que permitiram alcançar um lucro considerável que serviu para aliviar a situação financeira do nosso comité e a criação de newsletters externas que serviram para promover a nossa organização perante os nossos parceiros.
Como key learning points, tive a aprendizagem de conhecimentos em programas de marketing, a capacidade de puder liderar uma equipa e geri-la com vista na realização de objetivos e as formas de venda de produtos, também foi algo que aprendi durante este percurso.

2 - Faz uma análise crítica dos 3 últimos anos da tua área de preferência realçando os seguintes pontos: achievements, non-achievements e key learning points.


Resposta [1 de dezembro às 03h34]:

Achievements:
·         - Criação de recrutamentos com sucesso;
·         - Desenvolvimento de várias atividades de fortalecimento da coesão de grupo, nunca antes realizados no comité;
·         - Implementação do Team Minimus.

Non-achievements:
·         - Não foi assegurada uma linha de sucessão para o futuro (pipeline);
·         - Não houve uma constante aprendizagem por parte dos membros;
·         - Durante este período houverem pessoas que ficaram desmotivadas e que abandonaram a AIESEC a meio do semestre.

Key learning points:
·         - Identificação dos problemas das equipas e das necessidades dos respetivos membros;
·         - Interpretação das necessidades mínimas para o funcionamento de uma equipa;
·         - Capacidade de avaliarem o desempenho de cada membro.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Dez 01, 2016 4:14 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Daniela Fonseca [Dia 29 de novembro às 23h17 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]



1 - Analisa OGX: porque achas que Aveiro tem tantas dificuldades em aumentar os números de OGX e que medidas propões para um crescimento radical desses números?


Resposta [1 de dezembro às 03h34]:

Para mim as maiores dificuldades de OGX, que posteriormente afetam os resultados, é o facto de a equipa ser um pouco “desfocada” da realidade, isto quer dizer que a equipa tem dificuldade em perceber em que tipo de produto se deve apostar, consoante a realidade local, e na criação de um público-alvo para a promoção dos seus produtos. Como forma de ultrapassar esta dificuldade, seria necessário a reformulação da forma de promover os produtos, sendo muito mais voltada para o público-alvo e no investimento financeiro em materiais de promoção, como forma de chamar mais à atenção dos jovens estudantes. 


2 - Como pretendes assegurar a pipeline (tanto para cargos de TL como de VP)?


Resposta [1 de dezembro às 03h34]:

A pipeline é sem duvida uma parte importante da estrutura do nosso comité, pois garante o desenvolvimento sustentável do mesmo, algo que tem sido um problema recente no nosso comité.
Para assegurar que essas pessoas um dia queiram fazer parte dos cargos mais importantes do comité, seria necessário numa fase mais remota, criar uma cultura propícia para as pessoas ficarem interessadas nos cargos do nosso comité. Isso deveria ser feito logo na RIMT, pois corresponde ao primeiro contacto que os membros têm com a organização e normalmente é nesses momentos que os membros estão mais dispostos a aprender.
Depois de assegurada essa rotina, seria necessário a equipa de Recursos Humanos selecionar em cada momento, as potenciais pessoas que pudessem assumir os cargos dentro do comité. Depois de selecionadas seria indispensável fazer o acompanhamento das mesmas, com o objetivo de manter essas pessoas motivadas. Para além disso, seria importante fomentar a comunicação dessas pessoas com as pessoas da EB e com os TL’s, como forma de perceber o trabalho realizado por eles e perceber as vantagens de exercer esses cargos.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum