Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eleições AIESEC Aveiro PAG 17/18 - Diogo Carvalheira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros membros,

Neste fórum decorre o Q&A online para candidatos a PAG 17/18. Este tópico faz parte do candidato Diogo Carvalheira.

O fórum será aberto de 6 de Janeiro (pelas 10:00h) até 8 de Janeiro (término pelas 10:00h). Todos os membros podem colocar um máximo de 2 questões, enviando-as por e-mail para pag@aveiro.aiesec.pt, sendo que, posteriormente, serão colocadas no fórum. Os candidatos devem enviar as suas respostas também para pag@aveiro.aiesec.pt.

Os candidatos têm 48h para responder, após publicação feita no fórum.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Sara Silva [Dia 7 de janeiro às 21h37 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Indica me 2 BCP's utilizados noutros LC's da AIESEC Portugal, que não estejam implementados na AIESEC Aveiro ou já referidos na tua candidatura.

Resposta [8 de janeiro às 18h39]:

Um BCP usado foi o comprometimento a atualizar o Compêndio, devido às exceções que haviam sendo postas e que foi deliberado em conjunto que aconteciam precisamente devido à necessidade de alterações, algo que concordo perfeitamente e que pretendo que seja implementado no nosso comité, porque as coisas na AIESEC estão sempre a mudar e existem sempre alterações que têm que ser feitas.

A utilização de videochamada pelo NEFE nas assembleias gerais é outro que merece ser referido, este já mencionado na minha candidatura. Acredito que é uma excelente prática realizada pelo Comité e que seria bem vista no nosso, sempre que houvesse disponibilidade.



2 - Apresenta um plano que explique a relação que esperas estabelecer com a Executive Board ( com timeline, touch points, objetivos, trabalho conjunto), tendo sempre em conta a tua visão para o próximo ano como PAG.

Resposta [8 de janeiro às 18h39]:

Plano com a Executive Board:

1.       Participação no LW enquanto PAG (18 de Fevereiro, para os novos membros conhecerem o PAG e o que são as AGs)

2.       Reuniões com a EB (mensalmente, de forma a ter uma ideia generalizada do estado do LC e eventuais sugestões para as AGs e o Compêndio)

3.       Participação nas LC Meetings (de acordo com o planeamento realizado pela EB, para manter um contacto próximo com o Comité no geral, mostrando a oportunidade de ser MPD)

4.       Estar presencialmente em pelo menos 2 reuniões de cada área durante o mandato, previamente combinadas com o VP (conforme a disponibilidade possível, para avaliar a especificidade de cada área)

5.       Participação em outras atividades desenvolvidas se possível (prolongando o contacto com o Comité, previamente combinado com a EB)



Última edição por PAG Aveiro em Seg Jan 09, 2017 6:22 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Eva Plag [Dia 7 de janeiro às 21h43 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Comenta a importância que dás a ser Membro de Pleno Direito ser um requisito para a candidatura a Team Leader. 


Resposta [8 de janeiro às 18h39]:
Penso que seria uma ação muito positiva para o Comité, não só para aumentar o número de MPDs (um dos objetivos a que me proponho), como principalmente para que caso esses TLs queiram propor como passo seguinte uma candidatura à EB, não seja uma sobrecarga a candidatura a MPD (ainda não feita) conjuntamente com essa candidatura à EB. Acaba por ser um passo que ajuda ainda a uma maior integração dentro da organização, o que só pode ser positivo, e algo definitivamente a propor à próxima Direção Executiva.



Última edição por PAG Aveiro em Seg Jan 09, 2017 6:23 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Raquel Lopes [Dia 8 de janeiro às 00h48 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Elabora uma análise numérica e crítica dos últimos 3 mandatos das Assembleias Gerais da AIESEC em Aveiro (2014.20152015.2016 e 2016.2017) relativamente a:
    a) Rácio entre membros que se candidataram a MPD/membros que passaram a MPD *;
    b) Presenças em AGs de membros sem estatuto de MPD;
    c) Presenças de membros Alumni nas AGs.

*NOTA: Na tua candidatura, afirmas que existiram 3 candidatos a MPD no mandato 2015.2016. Contudo, este valor não está correto. 

Resposta [9 de janeiro às 23h44]:
De facto, o valor estava errado e agradeço por teres informado, foi um lapso quando pedi a informação e foi-me referido 3 candidatos, mas apenas foram contabilizados os que efetivamente passaram.
Começando pelo rácio entre candidatos a MPD/passaram a MPD, dos 6 candidatos em 2014/2015 todos passaram. No caso de 2015/2016, dos 4 candidatos existentes, 3 candidatos passaram e 1 não. Por último, todos os 4 candidatos passaram em 2016/2017, ainda que existirão mais 2 candidatos para esta próxima AG. Analisando estes números, comprova-se que apesar do decréscimo em 2015/2016, o número de candidatos está felizmente a recuperar no presente mandato.



Olhando para o gráfico que fiz, dá para comprovar que a presença de membros sem estatuto de MPD tem vindo a diminuir, o que por um lado pode ser interpretado como o desinteresse dos mesmos em não comparecer a uma Assembleia Geral, como por outro pode ser uma consequência da transformação das pessoas interessadas em MPDs e assim não contarem nesta estatística.
Apenas houve a presença de 2 Alumni nestes últimos três mandatos, mais concretamente a Inês Rocha e o Rogério Martins na IIIª Assembleia Extraordinária de 2015/2016, dando a ideia de que a sua presença nas AGs é muito pouco frequente nestes últimos anos.


2 - Apresenta 4 BCPs que sejam implementados pelo LC AIESEC Mannheim em termos de Assembleias Gerais (processos de eleição, estatutos de membro e processos de votação, por exemplo).


Resposta [9 de janeiro às 23h44]:
Tentei o contacto através de email e por Facebook através do atual presidente do Comité Local, Dominik Schafer, mas a sua disponibilidade era para apenas para após as 48h estabelecidas para a resposta, pelo que não me é possível dar a tempo.



Última edição por PAG Aveiro em Ter Jan 10, 2017 12:19 am, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Cátia Mota [Dia 8 de janeiro às 12h02 - O candidato deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Qual o legado que queres deixar no final do teu mandato ao próximo PAG?

Resposta [8 de janeiro às 18h39]:
Pretendo que o ato de uma Assembleia Geral seja visto de forma mais próxima com o Comité, tendo uma maior ligação com as suas atividades através do seu PAG, e que a sua presença seja mais sentida pela AIESEC em Aveiro em todo o seu espectro. No fundo, o legado que quero deixar é a modernização do nosso Compêndio e essa mesma cultura de constante atualização do papel de um PAG, sabendo assinalar a importância de ser MPD e comparecer às AGs para debater o futuro da organização, à medida que novas gerações vão aparecendo.



2 - Analisa criticamente o processo de candidatura a MPD.

Resposta [8 de janeiro às 18h39]:
Penso que o processo de candidatura a MPD necessita de reformulações, principalmente porque é um processo que ao ser explicado enquanto está parece demasiado moroso (seja pela complexidade de existir o fórum e ainda questões na própria AG) para um candidato, é necessário ser simplificado sem que sejam omitidos os conhecimentos essenciais do Compêndio (isto após as alterações que proponho e espero mais tarde implementar em conjunto com a Direção Executiva, daí que algumas estratégias que tenha em mente ainda são passíveis de serem alteradas no futuro). Acaba por ser um dos fatores que afasta potenciais candidatos e pessoas importantes para a organização e o seu futuro de tomarem esse passo.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum