Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eleições AIESEC Aveiro EB 17/18 - Karyna Kozitska

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Caros membros,

Neste fórum decorre o Q&A online para candidatos a LCVP 17/18. Este tópico faz parte da candidata Karyna Kozitska.

O fórum será aberto de 6 de Janeiro (pelas 10:00h) até 8 de Janeiro (término pelas 10:00h). Todos os membros podem colocar um máximo de 2 questões, enviando-as por e-mail para pag@aveiro.aiesec.pt, sendo que, posteriormente, serão colocadas no fórum. Os candidatos devem enviar as suas respostas também para pag@aveiro.aiesec.pt.

Os candidatos têm 48h para responder, após publicação feita no fórum.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Filipa Brochado [Dia 6 de janeiro às 23h54 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - O que significa para ti estar na AIESEC e quais são as tuas maiores ambições dentro da organização?

Resposta [8 de janeiro às 20h58]:
A AIESEC dá-me oportunidades de me desenvolver de forma a criar mais impacto no mundo. Acredito que conhecimentos adquiridos dentro da organização me enriquecem como pessoa e profissional e que todos os desafios me fazem mais forte. Assim, podemos dizer que a AIESEC forma cidadãos conscientes e ambiciosos para enfrentar os problemas da sociedade. Mas estar aqui não se resume apenas ao receber. Pergunto-me então o que posso fazer pelo AIESEC? Fazer parte da organização, vê-la crescer e ser cada vez mais reconhecida pelos jovens é uma das minhas maiores ambições. Para isto é preciso fazer o seu trabalho com excelência, porque em fim a mudança começa em cada um de nós! Se cada membro, cada pequena parte da organização, fizesse o seu investimento, a AIESEC não tem outra hipótese senão ter sucesso.



Última edição por PAG Aveiro em Seg Jan 09, 2017 6:30 pm, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Raquel Lopes [Dia 7 de janeiro às 21h35 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Faz uma análise crítica ao Plano de Atividades e Orçamento do mandato corrente, identificando 3 aspetos que devem ser melhorados e outros 3 que representaram uma inovação/melhoria.

Resposta [9 de janeiro às 20h59]:
O documento que me foi apresentado com o Plano de Atividades e Orçamento do mandato
corrente apresentava muitos valores inválidos dificultando a sua perceção e analise.



2 - Enumera os 3 principais challengesachievements e key learning points das áreas de oGX e FIN dos últimos 3 mandatos de Direções Executivas (2014.20152015.2016 e 2016.2017). 


Resposta [9 de janeiro às 20h59]:
Infelizmente não consegui obter informações necessárias de alguns mandatos (oGX 2015.2016 e
FIN 2014.2015) a tempo de responder a esta pergunta.

oGX

Mandato 2014.2015
 Challenges:
 Reconhecimento da AIESEC no campus;
 Falta de conhecimentos básico para vender bem oGT no LC e pouco dinheiro para
investir n promoção;
 Garantir que os EP’s faziam um CV atrativo o mais depressa possível e que se
candidatavam às melhores oportunidades que iam surgindo.

 Achievements:
 Terminar no top 2 a nível nacional com mais matches/realizes;
 O profissionalismo pelo qual a AIESEC em Aveiro era conhecida;
 No final do mandato as pessoas no DLC, e no DETI já tinham mais noção sobre o
que a AIESEC fazia.

 Key Learning Points:
 Numa área como oGT tem que se colocar uma equipa com elementos ambiciosos
e que gostem de mostrar trabalho;
 Rapidez e personalização de resposta;
 Para uma equipa de oGT funcionar é preciso as pessoas saberem vender e saberem
vender muito bem.

Mandato 2016.2017
 Challenges:
 Conversão de open para approved em GT;
 Conseguir applies em GV;
 Desmotivação de alguns membros.

 Achievements:
 Resultados previstos em GT são ainda possíveis de ser alcançados;
 Evolução notável dos membros novos.

 Key Learning Points:
 Previsões em GV foram demasiado elevadas para o Winter Peak, onde o públicoalvo
não é o ideal para este subproduto.

FIN
Mandato 2015.2016
 Challenges:
 Conseguir solidez financeira, visto que havia divida alta do mandato superior;
 Manter o espírito da equipa;
 Parcerias anuais.

 Achievements:
 Sucesso na auditoria;
 Um bom lucro no Leadership Tournament;
 Contabilidade e projetos em geral muito bem feitos.

Mandato 2016.2017
 Challenges:
 Reavivar a área a meio do mandato;
 Fazer o orçamento sem transição e suporte;
 Conseguir parcerias financeiras com entidades externas.

 Achievements:
 Entrega da contabilidade a tempo todos os meses;
 Grande apoio ao PDC em termos de ofertas para os oradores;
 Marcação de 4 reuniões para parceria financeira com empresas no mês de janeiro.

 Key Learning Points:
 A importância da insistência;
 A importância de ter propostas de valor estruturadas e adaptadas a diferentes
realidades;
 A importância do reconhecimento do trabalho dos membros.



Última edição por PAG Aveiro em Ter Jan 10, 2017 12:09 am, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Sara Silva [Dia 7 de janeiro às 21h39 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Tendo em conta a tua visão e a visão da LCP eleita imagina que estás no final do teu mandato como LCVP, que escritório esperas ter?
Explica a tua visão para cada um dos tópicos:
- cultura do LC
- principal achievement de cada uma das áreas
- relação com outros LC's a nível nacional 

Resposta [9 de janeiro às 20h59]:
No final do meu mandato quero que cada membro se sinta satisfeito com os resultados atingidos,
se sinta envolvido e saiba que o seu investimento no sucesso é reconhecido. Espero que o nosso
escritório atinja a união, entreajuda, excelência e inovação. Estes valores para além de melhorar a
nossa posição no ranking nacional ajudarão sentir-nos como uma equipa unida.
Cada área tem os seus objetivos e pontos que possa melhorar, assim gostaria de ver mais EP's na
oGX e criação de novas parcerias na iGV. Estas duas áreas são fundamentais para a organização
e os seus resultados mostram o desempenho de todo LC. Conseguir parcerias com entidades
externas e estabilidade financeira será um grande achievement da área de finanças. Formação dos
membros nas Hard-skills de marketing ajudará bastante a LC a crescer, pois vai melhorar bastante
as formas de promoção. Manter os membros motivados ao longo do ano é o objetivo de RH que
queria ver atingido.
Estar em contacto com outros LC's permite troca de experiência e partilha de estratégia. Esta
relação de entreajuda vai proporcionar o crescimento de cada escritório em particular e do Comité
Nacional como um todo.


2 - Para a tua primeira opção de área para ser LCVP, constrói um plano com 3 principais estratégias, respectivos KPI's e timeline com action steps para atingir essas estratégias.

Resposta [9 de janeiro às 20h59]:
Durante o meu mandato vejo aumento do número de EP's como o principal objetivo. As três
principais estratégias para o atingir serão:
1. Consolidar a posição da AIESEC no campus da UA
2. Estar mais próximo ao público-alvo
3. Melhorar a nossa disponibilidade
Para medir os resultados pretende-se primeiro fazer um questionário aos estudantes para
perceber a situação em que estamos (se estudantes conhecem o que é a AIESEC, qual é a principal
atividade e onde fica o nosso LC). E, no final do mandato, repetir o mesmo com o intuito de
perceber se a nossa posição mudou na mente do nosso público-alvo. O aumento da procura –
número de pessoas que nos contactam para obter mais informações – e o número de EP's serão
os outros dois KPI's.
O meu caminho na aproximação aos objetivos vai começar pelo estudo de mercado, já em
fevereiro. Os dados adquiridos vão servir para personalizar as abordagens que fazemos aos
diferentes cursos da universidade, personalizando as propostas. Tenciono organizar eventos que
envolvem os EP's que recebemos de outros países e estudantes da UA. Estar presente não apenas
online, mas também no campus, o que implica sair do escritório e estar em contacto direto com
as pessoas. Para além disso, responder às dúvidas em máximo de 48h vai mostrar a nossa
disponibilidade e profissionalismo.



Última edição por PAG Aveiro em Ter Jan 10, 2017 12:10 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Eva Plag [Dia 7 de janeiro às 21h46 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Explica como pretendes que o LC tenha uma presença online visto que já não existe uma página no Facebook. 

Resposta [8 de janeiro às 20h58]:
A maior parte das grandes empresas tem apenas uma página nas redes sociais. Isto fala da sua união, permite o maior controle sobre o conteúdo publicado e não deixa a nenhuma empresa local destruir (ocasionalmente) a imagem de toda marca. Deste modo, fazer a merge das páginas foi um passo necessário. Contudo, reconheço o aparecimento da dificuldade de mostrar a identidade do nosso e de qualquer LC. No entanto nós continuamos a fornecer o conteúdo para a página oficial. Algum está programado, mas também temos a hipótese de criar o nosso próprio e apresentar a sugestão ao Comité Nacional. Podemos ver o outro lado da moeda, temos a divulgação nacional dos nossos eventos locais, aumentando o número de pessoas presentes. 



Última edição por PAG Aveiro em Seg Jan 09, 2017 6:30 pm, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Diogo Carvalheira [Dia 7 de janeiro às 23h36 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]

1 - Diz-me 3 key learning points do teu mandato enquanto Team Member.

Resposta [8 de janeiro às 20h58]:
Todos sabemos que desafiar-nos faz-nos crescer, mas só depois de entrar na AIESEC é que senti isto verdadeiramente. Utilizar programas que antes nem sabia que existiam, ter o trabalho organizado e entregue em deadlines, trabalhar em equipa e ter um pensamento crítico são apenas alguns dos exemplos do que aprendi em três meses que estive presente na organização. Dado o exposto, os 3 key learning points são:

  • Novas technical skills - Mailchimp e Adobe Illustrator foram os programas que aprendi a manusear durante o meu mandato. Serão sem dúvida necessários no meu futuro profissional.
  • Organização do trabalho e identificação de prioridades – ao fazer parte da AIESEC tive de aprender a conciliar os meus estudos, vida social e tarefas da equipa, algumas vezes prescindido de uma ou outra coisa para me sentir realizada e satisfeita não só com o trabalho feito, mas também comigo própria.
  • Responsabilidade e espirito de equipa – trabalhar em grupo requer entreajuda, compreensão e compromisso, mas também envolve muita responsabilidade de cada um. Enquanto trabalhas sozinho, o teu resultado depende apenas de ti, mas em grupo onde tarefas são divididas e distribuídas o sucesso do resultado final depende de muitos e se um falhar todo o grupo sai prejudicado. Trabalhar em grupo, sentir a responsabilidade conjunta, saber pedir ajuda quando preciso e dar o apoio devido foram os soft skills que desenvolvi neste mandato.



Última edição por PAG Aveiro em Seg Jan 09, 2017 6:31 pm, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas André Lemos [Dia 7 de janeiro às 23h40 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]
1 - Na tua opinião, qual é o maior problema atual do nosso comité? Que contributo podes dar para resolver esse problema?

Resposta [8 de janeiro às 20h58]:
O maior problema do nosso comité é o baixo número de EPs. Para resolver o problema temos de perceber as razões do aparecimento. Há duas possíveis explicações: pouca divulgação das oportunidades que temos e projetos “concorrentes” presentes na UA. Enquanto não podemos evitar este último, apenas tentar apresentar projetos da experiência melhor que os outros, a primeira tem possíveis caminhos de melhorias. O primeiro e o essencial centra-se no estudo de mercado. A partir daí, ao conhecer bem o nosso público-alvo conseguimos:
a) escolher o segmento mais relevante – ex: se o curso tem apenas 12 pessoas talvez não nos interessa tanto centrar as nossas campanhas nele, mas escolher um com mais estudantes;
b) escolher a melhor forma de o abordar – ex: curso de ET através de utilização de tecnologia;
c) oferecer propostas mais direcionadas – ex: saber mais sobre o nosso mercado faz com que estejamos atualizados sobre as suas preferências permitindo adaptar as nossas oportunidades seguindo novas tendências.

2 - No teu questionário realçaste a necessidade do nosso comité precisar de ser mais criativo na promoção dos nossos produtos, como forma de cativar o nosso público-alvo. Como Marketing é a tua área de preferência, que medidas concretas apresentas para combater essa necessidade?

Resposta [8 de janeiro às 20h58]:
Hoje em dia, a nossa sociedade está de tal forma exposta aos vários tipos de promoção e publicidade que já não liga às “banalidades”. Trazer uma mesa e um poster e ficar sentado a espera que pessoas venham ter contigo infelizmente deixou de funcionar. Há duas formas de cativar a atenção do público-alvo: deixá-lo furioso de modo a ver alguém melhor e querer o mesmo; ou curioso ficar com interesse de saber mais.
Os posts com pessoas que já fizeram voluntariado ou estágios connosco e as suas histórias de como evoluíram com estas experiências vai deixar os outros a desejar crescer também.
Criar dias temáticos com o envolvimento dos EP que vieram dos outros países e estudantes da UA. Para além da pessoa em causa se sentir mais em casa e saber que há quem queira saber mais sobre ela, sua cultura e país, contacto direto provoca mais curiosidade. Ao mesmo tempo podemos aproveitar e divulgar as oportunidades que temos neste país para os interessados. O EP pode também partilhar a sua experiência de estadia em Portugal, os possíveis problemas e descobertas que fez para mostrar o que espera os aventureiros se se desafiarem.



Última edição por PAG Aveiro em Seg Jan 09, 2017 6:33 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com
Perguntas Cátia Mota [Dia 8 de janeiro às 00h50 - A candidata deverá responder até 48h após esta hora]


1 - Caso sejas eleita VP Marketing como planeias que funcione a sinergia com a área de OGX, tendo em conta que esta sinergia é fundamental para a atração de possíveis EPs?


Resposta [9 de janeiro às 20h59]:
O número de EP's que o nosso LC manda e recebe é o KPI mais evidente que apresentamos.
Assim, para melhorar a nossa posição no ranking nacional a sinergia entre Marketing e oGX é
imprescindível. Depois do estudo de mercado e o seu posterior analise, uma reunião com a equipa
de oGX ajudará na definição de estratégias, ajustes e os passos necessários para melhorar os
nossos resultados.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum