Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eleição LCVP - Beatriz Mucambe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Eleição LCVP - Beatriz Mucambe em Qui Fev 05, 2015 10:14 pm

Este tópico faz parte do processo de eleição da candidata Beatriz Mucambe para LCVP da AIESEC em Aveiro 15/16.

O Fórum online estará aberto a partir das de Novembro às 9h00 da manhã do dia 6 de Fevereiro até ao dia 11 de Fevereiro às 09h00 da manhã.

Regras do Fórum Online:

- As questões aos candidatos devem ser enviadas ao Presidente da Assembleia Geral via e-mail (pag@aveiro.aiesec.pt) para que estas sejam consideradas e publicadas no fórum;
- Qualquer membro da AIESEC poderá colocar questões;
- Cada membro poderá colocar até duas questões a cada candidato;
- Os candidatos têm 48 horas para responder;
- Será colocada a hora (hh/mm) aproximada de quando o PAG coloca a questão no fórum;
- Será colocada a hora (hh/mm) aproximada de quando o PAG recebe o email com a resposta do candidato;
- Apenas quem fizer questões no Fórum terá direito a fazer questões na AG;

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

2 Juliana Rocha em Ter Fev 10, 2015 3:31 pm

Perguntas de Juliana Rocha [10 de Fevereiro às 15h35]

1) Quais devem ser a 3 principais estratégias (com respetivos KPIs) para a área de OGX GIP no próximo mandato?


Resposta [12 de Fevereiro às 14h41]:

EstratégiasKPI’s
Parcerias com os diretores de curso de modo a que os nossos estágios também possam ser estágios curriculares100% dos Diretores de Curso do nosso target como promotores
Realização de ações de promoção mais eficazes (abordagem direta de alunos em salas de núcleo, bares)100% dos núcleos target com essas ações de promoção
LC2LC Partnerships dos cursos target;
Mais tarde para cursos não-target
100% de implementação das partnerships


2) Tendo em conta a tua visão, a visão do LCP eleito e imaginando que estás no final do teu mandato enquanto elemento integrante de uma Executive Board e enquanto LCVP, que imagem esperas ter do escritório?
Por favor expõe essa imagem em:
1) termos gerais do CL (cultura);
2) em relação a cada uma das áreas funcionais (principal achievement da área).



Resposta [12 de Fevereiro às 14h41]:

No final do meu mandato, gostaria que o comité tivesse adotado a cultura de consciencialização social para com os outros, ser sentido que todos trabalham como um todo, comprometimento com a organização e maior presença e notória na network nacional e internacional.
Em termos de área, o principal achievement de FIN seria o controlo financeiro em termos de cash-flow e documentos entregues a 100%; RH haver uma maior taxa de retenção de membros, coaching de alumnis implementado no seu todo; GCDPo cumprir com os números do Winter Peak; GIPo exceder a performance deste ano; GCDPi conseguir melhores números no SummerCamp e ter sustentabilidade nos projetos; GIPi conseguir fazer raises; MKT ter um plano de comunicação implementado e cumprido.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 3:44 pm, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

3 Ana Cristina Paiva em Ter Fev 10, 2015 3:43 pm

Perguntas da Ana Cristina Paiva [10 de Fevereiro às 15h45]:

1) Diz qual a pergunta que gostavas que te tivessem feito durante o processo de candidatura, respondendo à mesma.



Resposta [12 de Fevereiro às 14h41]:
Durante o processo de candidatura gostava que me perguntassem porque só este ano decidi candidatar-me à Executive Board. A resposta a essa seria: para tomar um passo como este, é preciso estar-se preparado psicologicamente e disposto a alterar as prioridades que temos definidas. No ano passado não fui para frente pois considerei que tinha de trabalhar mais no campo, diretamente com outros membros, ter várias experiências operacionais para realmente saber do que se passa, do que os outros sentem e o que poderia ser mudado. Agora sinto-me muito mais capaz de assumir um cargo de grande responsabilidade e dar muito mais de mim aos outros.

2) Tendo em conta a cultura ideal que pretendes implementar no escritório local no próximo mandato, pedia-te que identificasses comportamentos específicos a adoptar e evitar por parte de todos os membros.



Resposta [12 de Fevereiro às 14h41]:

Os comportamentos específicos que queria que se adotassem seria:

  • Ser embaixador da AIESEC, ou seja, todos nós estamos envolvidos na organização, alcançamos imensa gente e muitas vezes não mostramos o que esta pode oferecer. Devemos ser responsáveis pela divulgação das oportunidades que temos;
  • Proatividade em querer ajudar e trabalhar,
  • Celebrar os Achievements como um todo,

A Evitar seriam:

  • Os membros não responderem ao que é postado no facebook e o que é mandado para os e-mails;
  • Não partilharem o que é pedido ou mesmo falarem com os colegas;
  • Falta de motivação.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 3:44 pm, editado 3 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

4 Lara Varela em Qua Fev 11, 2015 12:41 am

Questões Lara Varela [Dia 11 de Fevereiro às 00h45]:

1) Elabora um plano de educação de Sales/Finanças, desde o início até ao final do teu mandato, dividido por mês, indicando as Estratégias e MoS que achares mais pertinentes tendo em conta a tua visão.



Resposta [13 de Fevereiro às 00h23]:
Tendo em conta a estrutura da área e as variadas actividades que terá, o plano de educação que apresento é:
 
MesesAbrilMaioJulhoNovembro
Formaçõesü  Vendas- membro focado em parcerias(mínimo)
ü  Patrocínios- todos os membros de FIN(pois acontecem OPS todos os meses)
ü  Preenchimento de Cash-Flow e Emissão de Faturas-membro focado em contabilidade
ü  Tracking a contratos e pagamentos dos EP’s- membro focado em standarts
ü  Indução dos membros para a entrega dos docs
 
ü  OCP eleito Leadership Tournament: orçamentos; indução de vendas para toda a OC eleita e se for necessário patrocínios também
ü  OCP eleito do IRW: orçamentos, indução de vendas e patrocínios para toda a OC
ü  OCP eleito RIMT: orçamentos; indução de vendas e patrocínios para toda a OC 
 
Com a entrada de novos membros é necessário voltar a realizar a de:
ü  Vendas- membro focado em parcerias(mínimo)
ü  Patrocínios- todos os membros de FIN(pois acontecem OPS todos os meses)
ü  Preenchimento de Cash-Flow e Emissão de Faturas-membro focado em contabilidade
ü  Tracking a contratos e pagamentos dos EP’s- membro focado em Standarts
ü  Indução dos membros para a entrega dos docs
 
EstratégiasFormalização de Parcerias
Cash-Flow bem preenchido
Documentos entregues
Tracking a Exchange
Tracking apertado ao orçamento
Formalização de patrocínios
Tracking apertado ao orçamento
Formalização de patrocínios
Formalização de Parcerias
Cash-Flow bem preenchido
Documentos entregues
Tracking a Exchange
MoS100% das parcerias pensadas formalizadas
100% dos docs entregues ao Nacional
100% dos contratos entregues e pagamentos feitos
100% do orçamentos entregues( inicial, intermédio, final)
100% dos patrocínios pedidos conseguidos
 
100% do orçamentos entregues( inicial, intermédio, final)
100% dos patrocínios pedidos conseguidos
 
100% das parcerias pensadas formalizadas
100% dos docs entregues ao Nacional
100% dos contratos entregues e pagamentos feitos

2) Avalia cada uma das posições de TLP que ocupaste dentro da AIESEC em Aveiro, de 1 a 5, nos seguintes pontos:
- Performance
- Resultados
- Qualidade da Experiência
- Gestão de Tempo
- Contributo da posição para a sustentabilidade do escritório



Resposta [13 de Fevereiro às 00h23]:


Durante este 1 ano e 10 meses que estou na AIESEC, ocupei:

 

Posições de TLP/PontosPromotion Sep’14SummerCamp’14IRW’14
Performance544
Resultados443
Qualidade de experiência444
Gestão de Tempo443
Contributo para a sustentabilidade para o comité453



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 3:43 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

5 Salomé Ramalho em Qua Fev 11, 2015 4:19 pm

Perguntas Salomé Ramalho [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:

1) Que sinergias pretendes construir/melhorar entre a tua primeira opção de área funcional e cada uma das restantes áreas do LC?



Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
 
1ª opçãoRestantes áreasSinergias
Finance
Human ResourcesPlanear o orçamento do recrutamento de membros;
Investimento nos membros(ida a conferências)
Rewards aos membros de cada mês
Incoming ExchangePlaneamento dos orçamentos dos projetos de GCDPi(alojamento, atividades de receção) e GIPi(atividades de receção)
MarketingPlaneamento dos custos de materiais para promoção, Merchandising, Roll-ups;
Outgoing Exchange GIPTracking aos contratos, pagamentos dos EP’s
Outgoing Exchange GCDPTracking aos contratos, pagamentos dos EP’s

2) Supondo que és eleita LCVP Finance, esboça um plano de investimentos para o mandato 15.16.



Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
Plano de Investimentos
 
Investimentos a fazerCustos/Possibilidades
MerchandisingCamisola – 20€
Pólos – 10€
Canetas – 2€
Autocolantes – 0,50€
Investimento em membrosComparticipação em conferências nacionais(Natco,SummerCo) e internacionais(ITtT)
Caso um membro se queira candidatar a uma conferência fora do país, a hipótese de comparticipação pode ser estudada;
PromoçãoMateriais a serem usados dependendo da campanha;
Cartazes – 4 euros por mês (GIPo & GCDPo)
Flyres – 7 euros por mês (GIPo & GCDPo)
 
 
ChocolatesCompra de 5 chocolates de vários tipos no Recheio;
Venda e sempre que o stock rompe, repõe-se;
Cafés/chá0,30 cada um; cartão de cafés ou chás por exemplo: 10 cafés =2,5€
Roll-Ups1 – 100€



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 3:59 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

6 André Gomes em Qua Fev 11, 2015 4:21 pm

Perguntas André Gomes [Dia 11 de Fevereiro às 09h00]:


1) Comenta a gestão do LC por parte da Executive Board este mandato apresentado 2 Pontos Fortes e 2 Pontos Fracos, qual achas que deve ser a orientação da EB no próximo mandato no que diz respeito à Gestão do LC?

Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
Este mandato, na minha opinião, foi bastante positivo. Conseguimos crescer, a EB estava focada em resultados e próxima dos membros. Dois pontos fracos seriam a falta de reconhecimento do trabalho feito pelos membros e algumas vezes o restrição da liberdade das OC’s de alguns projetos. Claro que estes pontos fracos apenas acontecem devido a preocupação que a EB tem em que corra tudo bem. A próxima EB deve continuar a ser result-oriented, trabalhar como um todo e implementar a cultura do reconhecimento do trabalho e da dedicação à organização. A gestão de um LC é uma grande responsabilidade e a direção assume essa como principal. É extremamente importante que o LC consiga cumprir com os critérios de Membership e crescer a nível da network nacional e em Aveiro.

2) Na pergunta 2 na parte Funcional de ICX apresentas o make it possibe como um projecto que deve ser executado no Inverno. Dado que no winter peak tem havido um grande desequilíbrio entre Demand de TNs e Supply de EPs, explica concretamente que estratégias devem ser levadas a cabo para fazer um projecto de GCDPi de inverno funcionar.

Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
Para um projeto de GCDPi funcionar em pleno é necessário cumprir-se uma timeline, estabelecer as datas e restringir a essas o que se deve fazer. O que acontece normalmente é que o RAISE atrasa e assim prejudica o decorrer do resto do projeto. Sendo isto é preciso começar-se a fechar TN’s o quanto antes e fazer logo o MATCH. Caso mesmo assim não houver supply de EPs é preciso estabelecer LC2LC Partnerships, sendo que temos x TN’s com a procura de certo background e skills, fala-se com outro LC para recrutar de modo a suportar as nossas necessidades.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:00 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

7 Daniela Relvas em Qua Fev 11, 2015 4:28 pm

Perguntas Daniela Relvas [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:


​1) Utilizando os critérios que entenderes, mensura os seguintes pontos que queres deixar no comité de Aveiro no fim do teu mandato: Qualidade, Resultados, Sustentabilidade


Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:

A nível de qualidade, gostava que o comité atingi-se uma média de NPS acima de 90% e os membros tivessem experiências que deixam a marca e que as recomendassem.

Nos resultados, os critérios de Membership serem cumpridos com pelo menos 80% dos números planeados. Quanto a Sustentabilidade, gostava de atingir no mínimo 75%. 

​2) Na pergunta 2 (External Analysis) referes que devemos capitalizar os estudantes da Universidade. Diz-me 3 acções de External Awareness concretas que até ao momento, não tenham sido feitas pela AIESEC em Aveiro de modo a conseguirmos capitalizar melhor os estudantes da Universidade. Realiza, igualmente, o orçamento para cada uma dessas acções.

Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
Ações de External AwarenessOrçamentos
Presença com uma banca em Encontros Nacionais de Estudantes sediados em Aveiro (embora o público seja alargado, conseguimos obter atenção também dos estudantes de Aveiro)
Também na Semana das Matrículas
Custos:
Flyers – 8 euros por cada encontro;
Cartazes – 1,5 euro;
Sessão de um Externo Parceiro a promover os nossos estágiosMarcação de uma Sala;
Águas, Coffee-Break(a considerar ou não)
Contactar os diretores de outros departamentos que tenham os nossos cursos target para realizar a campanha da AIESEC (por exemplo os autocolantes postos nas escadas do DEGEI)
Dentro da Campanha poderia haver um jogo que dê-se a conhecer a AIESEC e os estágios com curiosidades (jogo da glória por exemplo)
Marcação de reuniões e apresentação da AIESEC;
Autocolante nas escadas ou chão do departamento – 70 euros cada um
 
Flyers – 4 euros por departamento;
Cartazes- 3 euros por departamento;
Jogo - 5 euros



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:00 pm, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

8 Daniela Fonseca em Qua Fev 11, 2015 4:29 pm

Perguntas Daniela Fonseca [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:


1) Reflectindo nos 4 programas que a AIESEC in Aveiro proporciona (OGX GCDP, OGX GIP, ICX GCDP, ICX GIP), caracteriza estes programas, o seu propósito e utilidade para a sociedade Portuguesa e a sua conexão ao propósito da AIESEC.

Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
OGX GCDP consiste em proporcionar ao estagiário uma experiência internacional de voluntariado em que pode ensinar a crianças, cuidar de pessoas, praticar inglês, desenvolver as suas capacidades através de trabalho comunitário. Para a sociedade portuguesa, este programa é uma mais-valia para a mudança de mentalidades e um abrir de horizontes. O contacto com outras culturas fomenta a tolerência e paz no mundo, conectando-se ao propósito da nossa organização.
OGX GIP é uma vertente virada para estágios profissionais no estrangeiro que permite que o estagiário trabalhe desde pequenas a grandes e globais organizações, desenvolvendo as suas competências e capacidades técnicas no exterior. Este programa melhora as hipóteses de empregabilidade através da construção de uma carreira internacional. Os jovens portugueses muitas vezes deparam-se no final do curso com a diminuta oferta de emprego e falta de experiências profissionais, sendo que este produto vem e “combate” essas temáticas e, por sua vez permite que esse aumenta as suas probabilidades de arranjar trabalho.
ICX GIP é também virado para estágios profissionais internacionais, mas com a componente de que o comité que recebe o estagiário, tem de ter uma empresa que lhe dê a oportunidade de trabalhar. Proporciona assim uma oportunidade de internacionalização, a exploração de outros mercados e acesso a talentos globais. Para o país, num tempo em que estamos, potencia o possível aumento de exportações e consequente aumento da riqueza nacional. Também traz uma mudança de perspetivas em relação ao mundo por parte do estagiário e também empresa e os seus funcionários.
ICX GCDP é um programa que procura sensibilizar a população jovem, idosa também através do contacto com estagiários internacionais para problemas relevantes na sociedade (obesidade, objetivos do milénio, o abandono de idosos, acompanhamento das crianças). Para a sociedade portuguesa traz um retorno em termos de desenvolvimento dos mais novos, manter os idosos ocupados e ativos, fazer dos jovens os agentes de mudança e promover a vivência em sociedade.
Posto isto, estes programas mostram o propósito da AIESEC, promover a paz e o desenvolvimento do potencial humano nos jovens através de experiências de liderança. O contacto com outras culturas, a responsabilidade social nas empresas, o melhoramento das capacidades dos nossos jovens e o incentivo do empreendedorismo nesses levam a uma melhor humanidade para este planeta.

2) Que parte dos processos de Finanças achas mais necessário desenvolver durante o próximo ano, e que recursos consideras essenciais a que este crescimento se dê?


Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:

Com vista a melhorarmos a nossa performance em Finance, considero necessário desenvolver a parte do controlo financeiro, tem de haver uma cultura de entregar 100% dos documentos ao Nacional e de haver um tracking aos orçamentos. Os recursos essenciais seriam: formação do membro responsável pela contabilidade para passar faturas e preencher o cash-flow; criação de responsabilidade nos membros e criação de documento com orientações para a entrega das faturas com o nif da AIESEC e construção de ferramentas mais adequadas para o tracking dos orçamentos.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:01 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

9 Augusto Souto em Qua Fev 11, 2015 6:49 pm

Pergunta de Augusto [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:


1) Imagina que a próxima RIMT contará com 45 participantes (Conference Team incluída). Qual seria a solução para termos uma RIMT sem prejuízo?


Resposta [dia 13 de Fevereiro às 01:39]:
Para não acontecer um projeto como a RIMT ter prejuízo, proponho as seguintes soluções, que podem ou não ser viáveis:
- Procurar nos membros se existem casas com capacidade para alojar esse número de pessoas (às vezes há pessoas que têm casas nas aldeias que são grandes e podem ser estudadas hipóteses de alojar durante um fim-de-semana);
- Através das parcerias que se pretendem formar e falar com os Alumnis que estão em empresas que são nos alocadas para apoiarem a conferência, criando também uma sessão para o externo expor a sua empresa;
- Falar com hósteis, pousadas da juventude, residenciais e hóteis e criar uma parceria anual para a estadia das pessoas;
- Vender merchandising da AIESEC (camisolas, polos, porta-moedas, canetas, autocolantes) durante o evento;
- Ter outros produtos que costumam ser procurados à venda durante o fim-de-semana (chocolates, cafés, chá, bolachas)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos similares

-

» Oiiiii *u*

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum