Eleições - AIESEC Aveiro 15/16

Eleições da AIESEC em Aveiro para a próxima Direção - Mandato 2015/2016


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eleição LCVP - Sara Silva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Eleição LCVP - Sara Silva em Qui Fev 05, 2015 10:15 pm

Este tópico faz parte do processo de eleição da candidata Sara Silva para LCVP da AIESEC em Aveiro 15/16.

O Fórum online estará aberto a partir das  de Novembro às 9h00 da manhã do dia 6 de Fevereiro até ao dia 11 de Fevereiro às 09h00 da manhã.

Regras do Fórum Online:

- As questões aos candidatos devem ser enviadas ao Presidente da Assembleia Geral via e-mail (pag@aveiro.aiesec.pt) para que estas sejam consideradas e publicadas no fórum;
- Qualquer membro da AIESEC poderá colocar questões;
- Cada membro poderá colocar até duas questões a cada candidato;
- Os candidatos têm 48 horas para responder;
- Será colocada a hora (hh/mm) aproximada de quando o PAG coloca a questão no fórum;
- Será colocada a hora (hh/mm) aproximada de quando o PAG recebe o email com a resposta do candidato;
- Apenas quem fizer questões no Fórum terá direito a fazer questões na AG;

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

2 Juliana Rocha em Ter Fev 10, 2015 3:31 pm

Pergunta de Juliana Rocha [10 de Fevereiro às 15h35]

1) Quais devem ser a 3 principais estratégias (com respetivos KPIs) para a área de ICX GCDP no próximo mandato?

Resposta [13 de Fevereiro às 15h24]:

Para a área de ICX GCDP as 3 principais estratégias são:
- Aumentar a taxa de conversão de RA-MA-RE para 95%, ou seja seguir uma estratégia para não ficar com nenhum tn pormatchar e fazer realize. Para isso em vez de no início estar toda a gente a fazer RAs, definir um numero de RAs a partir do qual algumas pessoas da equipa deixam de procurar fazer RAse focam-se em fazer match deste, enquanto os outros podem continuar a fazer os RAs.Nesta estratégia o KPI seria a taxa de conversao RA-MA-RE e numero de contactos por semana para EP´spor exemplo.
- Aumentar o numero de realizese assegurando sempre qualidade, para aumentar realizes.Melhorar a formação de vendas à equipa , isto em sinergia com recursos humanos que poderá orientar parte das formações, especificamente, para vendas, usando pessoas internas mas também  pessoas externas à AIESEC que nos possam dar melhor formação técnica, ou seja, a pessoa interna para explicar melhor o produto aos membros mas ir buscar alguém ao exterior para a parte da técnica de vendas, sendo algo que se reflete nos resultados.Como KPI desta estratégia seriam o número de rás e matches e sua evolução.
-Ajustar a preparação da equipa de GCDP ao calendário, ou seja, haver um planeamento para que as coisas possam ir sendo feitas havendo tempo/ esforço adequado, para cada parte do trabalho e, explicar melhor aos membros da equipa o plano global, para que tenham noção em cada período de tempo do quanto ainda há para fazer e para quando vai ser necessário para cumprirem deadlines, mas de forma organizada e segmentada. Esta estratégia ajudá-los-ia a perceber o plano no global, para a área, assim como motiva-los de forma mais eficaz. Com pessoas a perceber melhor o que estao a fazer, entusiasmadas e comprometidas sem dúvida, consegue-se atingir um patamar superior nos resultados de Exchange. Estamos também a facultar uma melhor experiência e maior envolvimento ao membro. A melhoria do planeamento ou plano de ação, bem como estruturar melhor esse plano, detalhado permite que as coisas possam indo sendo realizadas com a melhor antecipação possível, tendo em conta o tempo de preparação, atividades, deadlines. Um KPI poderá ser a data em que se começam a fazer contactos, tempos e a qualidade dos resultados.

2) Tendo em conta a tua visão, a visão do LCP eleito e imaginando que estás no final do teu mandato enquanto elemento integrante de uma Executive Board e enquanto LCVP, que imagem esperas ter do escritório?
Por favor expõe essa imagem em:
1) termos gerais do CL (cultura);
2) em relação a cada uma das áreas funcionais (principal achievement da área).



Resposta [13 de Fevereiro às 15h24]:

Estando no final do próximo mandato como LCVP e tendo em conta a visão do LCP eleito e a minha o que gostaria de ver como cultura no CL seria:
Um CL com membros muito mais apaixonados e comprometidos com a amissão global da AIESEC, com o que estão a fazer e que percebessem muito melhor o que fazemos e quais os seus papeis dentro da organização. Entenderem que a sua contribuição ajudam para objetivos finais do LC, serem muito mais motivados também, muito mais ligados entre si e aos tl´s e propria EB, em que toda a gente soubesse o que se passa em cada área e qualquer pessoa soubesse vender os produto da  AIESEC. Gostaria que se gerisse muito bem a expectativa dos membros e eles próprios também soubessem que se estão a desenvolver. E haver um equilíbrio entre foco para resultados e foco para a experiência de membro porque membros mais motivados e empenhados também se refletem nos resultados. Além disso, faz parte dos objetivos da AIESEC desenvolver o potencial humano e isso tem a ver também com a experiência tanto dos estagiaários como dos membros.
Espero também que no fim do próximo mandato a AISEC tenha muito mais visibilidade dentroda UA e de Aveiro e que se tenham procurado e introduzido boas práticas a nível ancional e internacional.
2) em relação a cada uma das áreas funcionais (principal achievement da área).
ICX GCDP – aumentar taxa conversao para 90% de RAs para matches
ICX GIP-ter pelo menos 2 Ras e fazer com que o  estagiário estiver a voltar tenha aprendido a trabalhar melhor e a conhecer novos métodos, mais da nossa cultura e boa experiência de trabalho
 
OGX GCDP- Aumentar taxa de conversão de RA-MA-RE e melhor gestão de expectativas, tendo em conta dinheiro que  a pessoa vai gastar
OGX GIP- aumentar o número de RAs no winter peak e aumentar taxa de conversão RA-MA-RE
RH Talent Management - membros engajados e motivados, com melhor conhecimento da organização e doq ue se passa nas outras áreas, ter um ciclo de formações em que se trazem oradores das empresas que são nossas parceiras, por exemplo, Ilimitados assim como professores da UA e outras pessoas da AIESEC Portugal.
 
 
Finanças - Acompanhar projetos desde o início, de forma a garantir sucesso técnico do projeto e sustentabilidade financeira. Aposta em parcerias fortes, que alavancam atividades e eventos para não ter saldo negativo mas sim lucro, de forma a ter sustentabilidade financeira, ou seja, com impacto expressivo nas receitas, permitindo acabar o período económico com lucro, tal como apresentei na candidatura, no questionário, o fundo de garantia.
Marketing – Melhorar a comunicaçao interna, melhorar a Promoção na universidade de forma que  aspessoas venham ter à AIESEC, venham procurar a organização e não ser a AIESEC a ir busca-las, ou seja ter uma comunicação tão boa que as pessoas venham ter connosco pedir informaçoes.
Ter planos de Ação para a Comunicação desde início e ter uma comunicaçao focada e feita direccionada de acordo com targets a que se quer chegar.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 12, 2015 7:06 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

3 Ana Cristina Paiva em Ter Fev 10, 2015 3:41 pm

Perguntas da Ana Cristina Paiva [10 de Fevereiro às 15h45]:

1) Diz qual a pergunta que gostavas que te tivessem feito durante o processo de candidatura, respondendo à mesma.

Resposta [13 de Fevereiro às 15h42]:
Questão: Porque achas que és uma das pessoas indicadas para fazer parte da EB no próximo mandato e porque escolheste RH e Finanças para as tuas áreas principais?
 
Primeiro sou uma das pessoas indicadas para estar na EB neste momento, porque julgo ter um conjunto de condições, tais como, competências, conhecimento das áreas, percurso na AIESEC, tempo adequado para me dedicar, ou sejam, recursos essenciais para abraçar um novo desafio com enorme motivação e com garantias elevadas de um excelente desempenho ao serviço da nossa organização.
Por outro lado, conheço de forma transversal a organização, revejo-me inteiramente na sua missão, objetivos e valores, estando absolutamente, alinhada e em concordância, com a visão apresentada pela LCP para o próximo mandato, pelo que gostaria de estar ainda muito mais envolvida com o projeto e com a equipa para apoiar e dinamizar este programa. Tenho certeza que tenho o perfil adequado para ajudar, estando consciente que tenho que continuar a aprender e buscar informações, sempre que necessário. Estou comprometida com a AIESEC , estando disposta a dedicar-me no próximo ano, a 100%, a este desafio.
Em relação às áreas escolhidas foram pensadas, de forma cuidadosa, e são fundamentadas nas seguintes razões:
 
Área de Finanças: tenho experiência na área, desde que entrei na AIESEC. Por outro lado, cresci e aprendi bastante como Team Leader em Finanças e seria a escolha ou opção natural. Finalmente, tenho um conjunto de ideias inovadoras que gostaria de colocar em prática nesta área funcional, que tenho certeza seriam uma mais valia para todos os projetos, com vantagem na sua alavancagem, capacidade financeira para lançar outros projetos inovadores, bem como terminarmos o exercício económico com resultados positivos e sustentáveis financeiramente. É uma área que gosto bastante e que pretendo reforçar com um master no futuro.
Área de RH : primeiramente tenho uma paixão pela área, dado que é extremamente desafiador e recompensador poder interagir com pessoas, talentos, equipas projetos e sua alocação. Ou seja, não há nenhuma experiência por melhor, ou mais longa que seja, que possa substituir a motivação ou paixão pelo projeto. A motivação e entrega é fator crítico de sucesso para grandes resultados, como já está cientificamente comprovado. Além disso, tive um gosto enorme nos contatos e experiência que tive na área de RH, dentro da AIESEC, ainda que não muito longa.
Finalmente e "the last but not the least" tenho todo um background e experiência na área de RH e gestão de talento através do pelouro que tenho o prazer de conduzir na AEGIA há, aproximadamente, um ano, que é precisamente a área da Política Educativa e integração sócio profissional. Através de tudo o que aprendi o do networking realizado, julgo que tenho todas as condições para desenvolver um trabalho consistente, robusto e com excelentes resultados também na AIESEC.

2) Imaginando que és eleita LCVP de Recursos Humanos e considerando a tua experiência na AEGIA, apresenta-me uma proposta de valor favorável a ambas as entidades de modo a criarem uma parceria.


Resposta [13 de Fevereiro às 15h42]:

Sendo inegavel e insubstituivel a experiencia rica e alergadaque tenho na AEGIA com o pelouro Educação e Integração socio profissional acredito que posso ter uma ou mais propostas de valor interessante. Por exemplo traves de um Plano de Formações ambicioso – fazendo ciclo de formações com uma ou duas entidades reconhecidas e prestigiadas - que ministrassem conjunto de tematicas ao longo de 9 meses, comuns em interesse e retorno para membros da AIESEC e EGI´s , permitindo reduzir custos logisticos e melhorar a qualidade, crira habito de partilha de projetos com beneficios mutuos para ambas. Ajudar na divulgação da AIESEC junto dos alunos de Engenharia e Gestão Industrial.



Última edição por PAG Aveiro em Qui Fev 12, 2015 7:07 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

4 Lara Varela em Qua Fev 11, 2015 12:43 am

Questões Lara Varela [Dia 11 de Fevereiro às 00h45]:

1) Tendo em conta a tua primeira opção de área funcional, refere as 3 principais estratégias (com respectivos MoS) para o próximo mandato.



Resposta [dia 13 de Fevereiro às 00h40]:
Estrategia I :Formaçao de membros focado ou orientado para as suas jobs descriptions na Aiesec, ou seja formaçao dirigida para os membros de forma a que estes tenham as ferramentas e conhecimentos necessários para cumprirem os seus objetivosna AIESEC na sua área e simultaneamente para que os membros se desenvolvam.
MoS:a)numero de formaçoes
b) numero de melhorias apos estas
Estrategia II.Fomentar o conhecimento, as experiências e as sinergias entre áreas funcionais e equipas.
Podemos aumentar as sinergias por exemplo, através de reuniões periodicas entre áreas, por exemplo um elemento de finanças reune periodicamente com as diferentes equipas de exchange para fazer o planeamento desde o início em conjunto, assim como marketing para os planos de promoção, por exemplo.
Depois convívios informais enter áreas também são importantes para que os membros se conheçam e seja mais facil comunicação e trabalho entre eles. Pode ser pro exemplo, através de jantares entre áreas.
Para além destas reuniões e convívios informais é importante que os membros tenham conhecimeto geral doq ue cada área faz no LC e percebam qual o seu contributo para a AIESEC e na sociedade.
 
MoS:
a)numero de reunioes entre as areas necessarias formal
b) numero de eventos informais entre areas
 
Estrategia III.
A estratégia III é focada nos membros desde o recrutamento e seleção, definição clara das suas job descriptions e como está a ser a sua experiência dentro da organização.
Trabalhar com a área de marketing paar tentar fazer promoções mais intensas ou mais antecipadas de forma a atingir maior número de alunos e com o perfil que pretendemos. Durante a seleção selecionar para cada uma das áreas as pessoas mais indicadas para cada área, procurar pessoas com hard skills a nível de programas para marketing por exemplo, e que sejam melhores a vendar um produto para uma área de exchange, entre outros fatores.
Em relações às job descriptions é importante clarifica las paar cada membro, em especial nas áreas de back office.
Quanto à parte da experiência refiro me não só à maneira como o membro trabalha, se se tem desenvolvido, motiva los, tentar perceber as suas expectativas e mostrar lhe oq eu está a aprender assim como ver os team miniums por equipa, implementando melhro a utilização desta ferramenta por parte dos team leaders das equipas para se colmatar falhas.
MoS: Team minimus

2) Elabora um plano de educação de membros para o próximo mandato, indicando as estratégias e MoS que achares mais pertinentes tendo em conta a tua visão.

Resposta [dia 13 de Fevereiro às 00h40]:
Plano de Formação
Abril 2015
Formação mais focada em trabalho em equipa, team-building e a explicar os diferentes programas de Exchange, seus objetivos e impacto na sociedade e como vender produto/ formação de vendas. Para as áreas de marketing apostar em formações de programas específicos tipo photoshop e illustrator para que desde início tenham formação para trabalhar nisso. Haver não só uma palestra, mas um workshop sobre vendas.
Objetivo: Como acabamos de fazer alocações depois da RIMT, receber novos membros e as equipas de trabalho estão a começar faz todo o sentido explicar-lhes melhor a organização a nível global, os programas em especifico e apostar mais inicialmente em formações de trabalho em equipa e team-building desde inicio.
Maio 2015
Gestão de tempo, gestão de stress. E partilha de experiências de pessoas que já foram de estagio ou já participaram no programa para que as pessoas percebam a importância e não desmotivem. Partilha de experiências e de suporte uns dos outros.
Junho 2015
Formação para tentar fazer parcerias do Summer Peak e reforço na formação para vendas. Falar sobre como receber pessoas, gerir apoio entre a equipa, que tem que se dar no caso de ICX das pessoas que vem para cá, etc
Sessões introspectivas e de brainstorming nesta altura para que se possa fazer um balanço envolvendo os membros e buscar novas ideias.
Julho/Agosto 2015
Preparar o próximo Recrutamento e Seleção (devido ao facto de ser um mês de férias neste momento não vejo como mês apropriado para formações).
Setembro 2015
Formações de interesse geral, como liderança, por exemplo .
Outubro/Novembro  2015
Acredito que com a novaRIMT  as necessidades de formações iniciais se voltem a repetir, daí  devemos seguir uma estratégia semelhanet à  que se fez em Abril, mas para pessoas que continuam na mesma área e que já tenham tido essas formaç~eo spode por exemplo participar partilhando as suas experiências.
Dezembro 2015 /Janeiro/Fevereiro 2016
Gestão de tempo, gestão de stress. E partilha de experiencias de pessoas que já foram de estágio, ou já participaram no programa, para que as pessoas percebam a importância e não desmotivem. Partilha de experiencias e de suporte uns dos outros.
Formação para tentar fazer parcerias do winter peak e reforço na formação para vendas. Falar sobre como receber pessoas, pedir apoio entre a equipa que tem que se dar, no caso de ICX das pessoas que vem para cá, etc



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 3:56 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

5 Augusto Souto em Qua Fev 11, 2015 4:14 pm

Pergunta de Augusto Souto [11 de Fevereiro às 09h]:

1) Faz uma análise crítica da track de 2a linha da última RIMT e, baseada nesta análise, apresenta uma proposta de agenda (com session outlines) para a 2a linha da próxima RIMT.



Resposta não considerada estando fora da DDL.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:06 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

6 Salomé Ramalho em Qua Fev 11, 2015 4:18 pm

Perguntas Salomé Ramalho [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:

1) Que sinergias pretendes construir/melhorar entre a tua primeira opção de área funcional e cada uma das restantes áreas do LC?



Resposta não considerada estando fora da DDL.

2) Indica-me 3 estratégias concretas que gostarias de ver adoptadas no próximo mandato, de modo a atingir o espírito e cultura que visionas para a AIESEC em Aveiro?


Resposta não considerada estando fora da DDL.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:07 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

7 André Gomes em Qua Fev 11, 2015 4:24 pm

Perguntas André Gomes [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:



1)  Comenta a gestão do LC por parte da Executive Board este mandato apresentado 2 Pontos Fortes e 2 Pontos Fracos, qual achas que deve ser a orientação da EB no próximo mandato no que diz respeito à Gestão do LC?


Resposta não considerada estando fora da DDL.



2) Tendo em conta os principais KPIs de Talent Management defenidos Globalmente pela AIESEC Internacional, como é que o que tu visionas para a área de RH da AIESEC em Aveiro se alinha com esses mesmos.


Resposta não considerada estando fora da DDL.



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:07 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

8 Daniela Relvas em Qua Fev 11, 2015 4:27 pm

Perguntas Daniela Relvas [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:



1) Tendo em conta a área que atualmente consideras mais problemática na nossa entidade apresenta soluções para a resolução desses mesmos problemas.  


Resposta [dia 13 de Fevereiro às 08h39]:
A área que considero atualmente mais problemática na nossa entidade é a iGIP e as soluções para esta área passam por melhor formação a nível de vendas aos membros, relembrar lhe o why da AIESEC e a importância de iGIP nisso, investir na motivação dos membros para se refletir nos resultados e pensar em novos targets, sem ser os de tecnologia de informação.

2) Analisa criticamente o replano  realizado neste mandato focando-te, apenas, nas áreas de Exchange, referindo quais as estratégias que consideras fundamentais serem implementadas no próximo mandato, bem como, estratégias que consideras que estão em falta. 


Resposta [dia 13 de Fevereiro às 08h39]:

  1. Em OGX GCDP: não houve sinergia com MKT para a promoção dos programas para o Winter Peak e isso fez com que as inscrições de EPs fossem muito baixas

além disso, o recrutamento para o Winter Peak tem de começar a ser planeado em setembro, o mais tardar, para se conseguir fazer tudo,em tempo útil.

  1. OGX GIP: falta de motivação da equipa no início, falta de focoe de mais promoção;

Para resolver isto deve-se promover, nas salas de aulas, junto dos cursos de target, oportunidades especificas de estágio e procurar professores e núcleos para promover estágios da AIESEC junto dos alunos;

  1. Em ICX GCDP a taxa de conversão de RA-MA-RE devia ser maior, perdeu se membros e em ICX GIP houve 0 TNS.

Como solução: reavaliar cursos target, ajustar timeline do projeto, fazer parcerias com comites internacionais



Última edição por PAG Aveiro em Sex Fev 13, 2015 4:05 pm, editado 3 vez(es)

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

9 Daniela Fonseca em Qua Fev 11, 2015 4:30 pm

Perguntas Daniela Fonseca [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:


1) Reflectindo nos 4 programas que a AIESEC in Aveiro proporciona (OGX GCDP, OGX GIP, ICX GCDP, ICX GIP), caracteriza estes programas, o seu propósito e utilidade para a sociedade Portuguesa e a sua conexão ao propósito da AIESEC.

Resposta não considerada estando fora da DDL.

2) Que prioridades pensas que Recursos Humanos deve ter durante os dois primeiros meses do mandato e porquê?

Resposta não considerada estando fora da DDL.

Ver perfil do usuário http://eleicoesaiesecaveiro.criarforum.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum