Perguntas Daniela Fonseca [dia 11 de Fevereiro às 09h00]:
1) Reflectindo nos 4 programas que a AIESEC in Aveiro proporciona (OGX GCDP, OGX GIP, ICX GCDP, ICX GIP), caracteriza estes programas, o seu propósito e utilidade para a sociedade Portuguesa e a sua conexão ao propósito da AIESEC.
Resposta [dia 13 de Fevereiro às 00h35]:
Sendo a AIESEC uma promotora da Paz no mundo e do desenvolvimento do potencial humano, a oportunidade de jovens estudantes ou recém-licenciados realizarem um estágio internacional é um ponto-chave no entendimento e na aceitação das diferentes culturas existentes pelo mundo fora. Ser um voluntário internacional proporciona uma experiência de vida única ao estagiário que, mesmo que não se aperceba disso, vai conseguir desenvolver capacidades de liderança, de adaptação a novos ambientes e culturas, ganhar uma nova visão do mundo, melhorar as competências de comunicação (principalmente em Inglês) e, acima de tudo, descobrir-se a si próprio. Para além do que o estagiário desenvolve em si mesmo, ele vai conseguir impactar e ficar na memória das pessoas com quem trabalhou durante esse projeto de voluntariado, contribuindo para o crescimento social da comunidade envolvente. Estando o país a atravessar as consequências da crise económica, as experiências no estrangeiro são valorizadas no mercado de trabalho, mesmo se essa tenha sido um projeto social que não estava diretamente relacionado com a área de estudos do estagiário. Dessa forma, realizar um estágio remunerado internacional vai potenciar as capacidades e conhecimento do jovem no mercado de trabalho, além de que facilita o processo de internacionalização da empresa. É de salientar ainda o contributo em termos de ideias inovadoras e criativas que o estagiário pode dar à empresa, possibilitando a expensão dos seus horizontes. Os estágios da AIESEC são um desafio que obrigam os jovens a saírem da sua zona de conforto, o que contribui para a criação de um mindset mais arrojado, inovador e completo do jovem.
2) Imagina que, em sinergia com RH, estás a contruir um plano de educação sobre vendas para ICX: construiu uma timeline do ciclo de formações, com os tópicos e oradores para cada sessão.
Resposta [dia 13 de Fevereiro às 00h35]:
Considerando a timeline dos projetos nacionais em iGCDP, este ciclo de formações de vendas para ICX teria de ser implementado durante o primeiro mês após a RIMT, como uma pequena extensão da mesma. Na sessão da primeira semana, penso que os tópicos abordados deviam direcionar-se para a explicação dos produtos em si, Global Mind e Impact Portugal, sem distinção da equipa específica em que o membro se encontra. Esta exposição sobre os produtos deve ser dada por um VP do LC de Aveiro ou de outro LC do país. Na semana seguinte, seria importante haver uma separação dos membros de cada equipa, sendo apresentados detalhas sobre os projetos: custos aos possíveis TN Takers, principais entraves que podem surgir ou que ocorreram em anos anteriores, financiamentos, mais-valias dos projetos e importância dos RAs para o nosso LC. Estas formações podem ser dadas por MCVPs das áreas, ou seja, o MCVP de iGCDP e o MCVP de iGIP. Uma semana após esta educação, seria útil realizarem-se formações, novamente separadas, com parceiros ou membros do BoA. No caso de iGCDP, um representante da VLM – Consultores pode dar a sessão, expondo a perspetiva externa que tem do LC e dos nossos produtos, ajudando na melhoria da nossa imagem. Para iGCDP, o mesmo pode ser feito com um Diretor Pedagógico de uma escola que tenha aderido ao MIP ou com um representante de um TN Taker do summer peak, em que fossem expostos os pontos positivos e negativos do projeto, assim como formas de melhorar esses problemas. Seria interessante esta última sessão incluir um treino de vendas por parte dos membros ao próprio orador.